Escola EB 2,3 D. João II de Caldas da Rainha

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há dois anos, e foi criada dado a escola ter aberto um curso vocacional com a área de hortofloricultura.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta deve ter uma área de 5m2 .

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A motivação da criação da horta foi criar um espaço verde e biológico na escola; desde o inicio estipulamos alguns objetivos, sendo o principal, possibilitar o contacto direto com a terra que possibilita aos alunos terem uma ideia geral como é a vida quotidiana nos trabalhos do campo, além de possibilitar a utilização dos produtos finais para as refeições no bar.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os principais aspetos que denotam a originalidade deste projeto estão relacionados com as experiências diárias que obtemos no dia-a-dia e que nos podem ajudar a enriquecer os nossos conhecimentos, os quais poderemos utilizar no futuro.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos:  21
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias dos alunos são envolvidas por contribuírem com alguns materiais em falta na horta (paletes, sementes, palha, estrume, terra … entre outras)

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que frequentam a escola têm bastante interesse em alguns projetos que temos desenvolvido na horta, daí haverem alunos a visitá-la frequentemente. Também na restante comunidade escolar temos algumas pessoas que ganharam motivação em ajudar e a inovar e que contribuem como por exemplo em alturas de ferias em irem à horta regar, dar de comer e beber às galinhas que existem na horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta assenta na repartição de tarefas; o nosso professor, que é o nosso orientador nas aulas práticas estipula tarefas em grupos ou individuais, de forma rotativa de forma a que todos aprendam as diferentes funções.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado da seguinte forma: com ajuda da enxada remexemos o solo que pretendemos semear ou plantar, colocamos estrume para que fertilize melhor, voltamos a mexer o solo para que o estrume se misture com o terra e está pronto a semear/plantar, por fim acabamos por regar

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em dois compositores que nos foram dispensados pela escola. Preparamos a compostagem da seguinte forma:
1. Colocar no fundo do recipiente uma camada de aproximadamente 20 cm de palha ou ramos cortados, de forma a permitir o arejamento e a escorrência de água.
2. A camada seguinte deverá ser constituída por restos da cozinha cortados em pedaços pequenos (para acelerar o processo de decomposição).
3. Os restos de comida devem ser misturados e ligeiramente cobertos com resíduos de jardim secos para evitar as moscas.
4. Deve-se sempre alternar as camadas de resíduos verdes e resíduos orgânicos.
Os materiais que usamos são: legumes, fruta, cascas, cascas de ovos, pão, massa, sacos de chá e café; aparas de jardim/horta; folhas, relva, caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas que a nossa horta biológica têm produzido são principalmente: favas, batatas, abóboras, couves, alfaces, nabos, morangos, pêra abacate, cebolinho, hortelã, lentilhas entre outras…

13. Como é feita a gestão da rega?

Na horta já tivemos o sistema de gota-a-gota mas acabamos por abandonar esse sistema e temos utilizado regadores; todos os dias temos a preocupação de ir a horta regar mesmo não tendo a disciplina.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Uma das pragas foi o piolho preto que apareceu nas favas; conseguimos destruir algumas catando-as mas a exterminação foi conseguida com churume de urtiga.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Galinhas.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Houve uma atividade que foi o dia da Terra onde os alunos do 5º da escola foram visitar a horta tendo tido também a oportunidade de semear.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 D. João II de Caldas da Rainha

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Professor coordenador da horta: Maria Emília Rocha Oliveira