Escola Secundária de Caldas das Taipas

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2015.

2. Área aproximada da horta (m²)

30.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Na escola existe um grupo de aluno de Currículo Específico Individual. Estes alunos no seu currículo têm uma área disciplinar - Oficina Temática - em que são desenvolvidas atividades na área agrícola e da jardinagem. Para desenvolver o trabalho com este grupo de aluno criou-se a horta biológica.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto baseia-se apenas na reutilização de materiais reciclados.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Oficina Temática.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 9
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 9

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias envolveram-se na cedência de mudas para transplantar.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

* Os alunos envolvidos no projeto apresentam elevado nível de motivação no desempenho das funções.
* Este projeto além de ser inovador na escola permitiu a integração plena de alunos com necessidades educativas especiais numa nova escola.
* Os produtos colhidos são muito requisitados por parte da comunidade educativa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos trabalham na horta durante os tempos letivos afetos à Oficina Temática.
Nesta altura do ano, e nos dias mais quentes, os alunos, professores e funcionária repartiam tarefas no sentido de efetuar a rega da horta e da horta vertical.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado utilizando os utensílios apropriados sendo posteriormente adicionado composto proveniente do compostor da escola.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Na escola existem dois compostores fornecidos pela Câmara Municipal de Guimarães onde são colocados restos de materiais orgânicos provenientes dos lanches e almoços dos professores. Vários professores que não podem efetuar compostagem em casa trazem para a escola os restos orgânicos que são colocados no compostor. São também colocados os restos orgânicos produzidos no bar e na cantina da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

* Batatas
* Couve galega
* Couve penca
* Couve roxa
* Repolho
* Cebola
* Alho-francês
* Alho-porro
* Brócolos
* Feijão verde
* Beterraba
* Tomate
* Alfaces
* Courgete
* Beringela
* Pepino
* Abóbora
* Morangos
* Cebolinho
* Tomilho
* Salsa
* Coentros
* Acelgas
* Pimentos
* Espinafres


13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada manualmente com recurso a uma mangueira e ao regador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos colhidos na horta são vendidos na comunidade escolar.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária de Caldas das Taipas

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Professor coordenador da horta: Gracinda da Conceição Duarte Rodrigues