Escola EB1 Nº 8 do Barreiro

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover nos alunos o gosto pelos vegetais;
Proporcionar aos alunos a possibilidade de ver como se desenvolvem os vegetais/plantas que servem para nos alimentar;
Incutir nos alunos o respeito pelas planta;
Informar sobre a diversidade vegetal.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Esta é uma horta que tem evoluído ao longo do ano, começando por alguns canteiros com pouca variedade e que tem crescido com o auxilio de professores, alunos, funcionários e pais.
Tentámos sempre rentabilizar o pouco espaço disponível e utilizar material que seria deitado fora para plantar e decorar a nossa horta.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 12
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 1º ciclo
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: todos
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: todos
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram envolvidas de diversas formas, quer na manutenção, quer embelezamento do espaço.
Uma das actividades do Dia B foi a pintura do espaço e plantação de novas plantas com o auxilio de pais e alunos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns alunos plantaram mini hortas em casa em vasos (muitos deles apenas um pé de feijão) e mostram-se mais motivados para tratar e respeitar das plantas da escola e as de suas casas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há uma funcionária que, por possuir conhecimentos para tal, trata das plantas e auxilia os alunos na manutenção da horta.
No caso dos alunos e por não ser uma horta grande, há uma rotatividade dos alunos que se deslocam lá em pequenos grupos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Por ser em canteiros, a terra foi adquirida em sacos já preparados para o cultivo.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Várias ervas de cheiro, tomateiro, chuchu, alface de diferentes tipos e diferentes espécies de flor.

13. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pela funcionária responsável com o auxilio dos alunos. É ela que define as quantidade de água e a periodicidade da rega, uma vez que diferentes plantas têm diferentes necessidades.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

O espaço da horta da nossa escola localiza-se no centro do edifício e é rodeada de salas de aula. Por vezes os professores ou educadores levam para esse espaço os seus alunos para lá para estarem ao ar livre e realizam aulas diferentes como por exemplo a leitura de um conto. É um local com sombra bastante agradável com vasos nas paredes e onde se pode sentir o aroma das ervas de cheiro.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1 Nº 8 do Barreiro

avatar

Professor coordenador da horta: João Soares e Isilda Gomes