Escola EB 1/JI de Pomares

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

1

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar os alunos para a importância do consumo de frutas e produtos hortícolas. Proporcionar aos alunos o contacto com formas diferentes de construir hortas (verticais) sem necessidade de muito espaço e reutilizando materiais.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta foi construída num tubo de mangueira aberto ao meio e suspenso num muro lateral do recinto escolar e em tubos largos onde foram criados buracos para a plantação.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 22
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

Os pais pais contribuíram com as sementes para as sementeiras que foram feitas em garrafões nas salas de aula. Foram os pais, com a ajuda das professoras, funcionárias e alunos que construíram a estrutura que serviu de base à horta.estrutura

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Conhecimento de novas técnicas de fertilização.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

9. Como é feita a preparação do solo?

Foi utilizada a matéria obtida da caixa de compostagem construída no ano letivo anterior.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de cascas e caroços da fruta da cantina, folhas das árvores do recinto.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (coentros e salsa), cebolinho, alface, tomate cereja e morangueiros.

13. Como é feita a gestão da rega?

A horta possui rega gota a gota para as interrupções escolares e fins de semana que foi instalada pelos encarregados de educação. Em dias de aulas são os alunos que regam mediante uma escala previamente estabelecida.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de Pomares

avatar

Professor coordenador da horta: Sandra Paula Figueiredo Almeida Pedro