Infantário Universo dos Traquinas

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que o infantário abriu em 2009

2. Área aproximada da horta (m²)

mais ou menos 50 m3

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Desenvolver a educação ambiental nas crianças.
Sensibilizar e consciencializar as crianças para a proteção ambiental.
Adquire conhecimentos relativamente à agricultura.
Adquire conhecimentos relativamente à alimentação saudável.
Ser capaz de perceber que os alimentos provêm da terra.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O contacto das crianças com a terra e com os alimentos que dela provêm, semear, plantar, colher, confecionar e degustar os próprios alimentos que crescem na horta. Com isto
as crianças têm também a oportunidade de observar o crescimento das plantas e alimentos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas as áreas de conteúdo para o pré escolar como a área do conhecimentos do mundo, a formação pessoal e social, a expressão e comunicação com o dominio da expressão motora, plástica, o dominio da matemática, dominio da linguagem oral e escrita. b
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 22
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram com ferramentas, plantas para plantar, assim como também compram os alimentos que provêm da horta do infantário.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- As crianças apresentam um maior interesse pela alimentação.
- Existe uma maior consciência em relação à proveniência dos alimentos.
- Consciencialização das crianças e famílias para uma alimentação mais saudável.
- Consciencialização para o consumo de alimentos biológicos.
- As crianças manifestam um grande entusiasmo quer em mexer na terra, em cultivar, assim como em mexer nos alimentos.
- Alguns pais referiram que os seus filhos perguntaram quando iam ter uma horta para cultivarem alimentos.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas existem crianças responsáveis pela manutenção da horta, como regar, retirar as ervas daninhas, fazer a compostagem e sempre que necessário, semear, plantar e colher.

9. Como é feita a preparação do solo?

Visto tratar-se de uma horta biológica, não são usados produtos químicos. A horta está separada por canteiros dos quais três ficaram em poisio, servindo também para o deposito das folhas que vêm do compostor.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

- Folhas verdes
- Restos de comida
- Serragem de madeira
- Folhas secas
A compostagem é feita alternando sempre os verdes com castanhos.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho francês/cebola

13. Como é feita a gestão da rega?

De manhã ou ao entardecer. É feito com água da chuva depositada em bidões e a água da companhia. Para a rega usou-se o regador e em algumas vezes a mangueira.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda de alimentos aos pais, Confeção de alimentos

16.2. Anexos

 

Publicado por: Infantário Universo dos Traquinas

avatar

Professor coordenador da horta: Hugo Miguel da Silva Lopes