Centro de Dia da Penteada

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 meses

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A motivação que levou à criação desta horta foi o desafio proposto não só pelo eco-escolas como também pelo nutricionista da instituição, visto haver uma necessidade de incentivar os utentes a consumirem mais líquidos, pois verifica-se que muitas das pessoas idosas a partir de uma certa idade não demonstram interesse em consumir água. Perante estas situações e por esta instituição ter uma área pequena foi possível criar um cantinho do chá.
Assim, criação da horta tem por objetivos: sensibilizar os alunos para a importância da agricultura biológica; criar uma horta caseira, neste caso, vertical, de modo a que possam plantar sem ocupar muito espaço; promover uma alimentação saudável com produtos provenientes da agricultura tradicional; utilização de compostagem.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O fato de estar inserida e ser realizada no centro onde alunos e utentes passam a maior parte do seu dia, esta atividade vai ao encontro de um dos projetos da escola denominado "Partilha de Saberes" onde à uma partilha de conhecimentos a nivel da identificação de ervas de chá e também em que eles voltam a reviver o cultivo dos seus alimentos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Mundo Atual
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 4
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

As familias são envolvidas através dos alunos e utentes quando comunicam que vão levar ervas de chá para plantar na instituição o que leva à curiosidade onde é que vão plantar pois o espaço é pequeno. É de referir que uma familiar de um aluno forneceu terra de compostagem à instituição pois o mesmo tem uma horta na sua casa.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alunos: Voltar a reviver o cultivo de plantas e ver o seu esforço recompensado.
Comunidade: Com a colheia das folhas das plantas de chá podem usufruir deste alimento através da confeção de um chá.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita a rotatividade dos alunos envolvidos no projeto.

9. Como é feita a preparação do solo?

Como é um horta vertical, a terra de compostagem é deitada nas garrafas para ai se proceder ao cultivo das plantas de chá.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação de salsa, erva cidreira, hortelã de leite, hortelã pimenta, funcho, pessegueiro inglês.

13. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita com a utilização de um borrifador de água (reutilização de um frasco de plástico), ficando por responsáveis os alunos envolvidos no projeto.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Recolha de folhas das ervas de chá para a confeção do chá a ser servido no lanche da tarde.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Centro de Dia da Penteada

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Evangelina Sousa Camacho Abreu