CAPP - Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

Superior a 10 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Dar continuidade ao ano anterior.
Dar a conhecer às crianças todo o processo de cultivo,desde a preparação da terra, passando pela sementeira, plantação, crescimento e colheita de legumes e ervas aromáticas que se podem criar numa horta.
Neste sentido temos como objetivos:
- Incentivar as crianças à prática de uma agricultura biológica;
- Promover atitudes de sustentabilidade;
- Dar a conhecer todo o processo de crescimento e desenvolvimento dos alimentos vegetais;
- Desencadear encontros intergeracionais (crianças e idosos).
- Proporcionar oportunidades de aprendizagem direta incentivando-os a participar ativamente em todo o processo.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Consideramos original, o facto da horta estar a ser realizada em conjunto com o lar de Idosos e existir uma forte troca de experiências entre idosos, crianças, pais e colaboradores, existindo, assim, uma envolvência de toda comunidade educativa.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 80
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 12
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

6. Como são envolvidas as famílias?

- Através do preenchimento de um questionário solicitando sugestões de atividades no âmbito do projeto Eco-Escola;
- Através realização do Conselho Eco-Escola, onde são tomadas decisões sobre os passos a seguir na concretização do projeto;
- Endereçando convites à comunidade escolar no que diz respeito à limpeza e preparação do terreno da horta;
- Solicitando sementes, plantas e árvores aos Encarregados de Educação,aos colaboradores, florista locais e às feiras.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Opiniões e envolvimento positivos por parte dos Encarregados de Educação, idosos, colaboradores e crianças.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de um mapa/escala de manutenção mensal em articulação com o lar de idosos e o infantário. A escala é rotativa,de forma a permitir a participação de todos os intervenientes no cultivo, rega e manutenção da horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

Assim que o tempo o permitir, Inicialmente irá ser lavrada e frisada com um tractor.


Obs:Até ao momento, não foi possível preparar a terra, devido às condições atmosféricas. Desta forma, iniciámos a sementeira/plantação dos legumes e ervas aromáticas, em vasos.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Vamos criar um compostor, com paletes e proceder à compostagem com restos de vegetais crus, restos de casca de fruta, restos de arroz e massas cozinhadas na nossa cozinha, folhas secas e verdes, relva cortada...

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As principais culturas da horta irão ser: Couves, Cenouras, Espinafres, Alho Francês, Corgetts, Tomate, Fisális e Morangos. No que diz respeito a ervas aromáticas será: Salsa, Orégãos, Mangericão, Cidreira, Salva, Hortelã, Alecrim, Bergamota.
Iremos também colocar árvores de fruto como Laranjeira, Diospireiro.

13. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamento das águas da chuva, reaproveitamento das águas da hora de almoço e através da utilização de água de um contentor que será atestado periodicamente pelos Bombeiros Voluntários da nossa vila.
A rega será efetuada pelos grupos escalados semanalmente utilizando regadores.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Sempre que se verifique pragas e doenças nas plantas cultivadas estas serão monitorizadas e combatidas com produtos naturais.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Todos os produtos cultivados na horta serão para confeção de alimentos na nossa cozinha. Poderão também ocasionalmente serem vendidos em mercadinhos temáticos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: CAPP - Centro de Assistência Paroquial de Pampilhosa

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Gonçalves Reis