Escola EB 2,3 de Vila Nova de Tazem

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Estando a escola inserida numa zona rural deparamos que os nossos alunos tinham poucos conhecimentos de como tratar a terra e os produtos, daqui veio a grande vontade de que eles aprendessem fazendo. Também era necessário que eles entendessem o que era o biológico e as vantagens de termos uma horta biológica. esta atividade também é muito importante para consolidar conteúdos de Estudo do meio e até para os tonar cidadãos mais ativos e responsáveis pelo que é seu e valorizar o fruto do nosso trabalho.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O tentarmos inserir espécies que são cultivadas na nossa comunidade para eles entender o que os pais fazem nas hortas em casa. O apoio dos encarregados de educação com mais conhecimentos que os docentes para transmitirem melhor os conhecimentos necessários.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Oferta complementer
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 117
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 17

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram ajudando conforme solicitamos, no arranjar da terra, colaborando enviando semente e plantas, ajudando também na plantação e explicando aos alunos como deveriam fazer. Por vezes eram mesmo os pais que nos lembravam que estava no tempo de semear o cebolo, ou as batatas...

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todos os dias uma hora por dia uma turma tinha que ir à horta para verificar o que era necessário fazer, como regar, colher, mondar, sachar, adubar...

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias uma hora por dia uma turma tinha que ir à horta para verificar o que era necessário fazer, como regar, colher, mondar, sachar, adubar...

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado, colocadas cinzas e composto retirado do nosso compostor.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com caruma e os restos dos alimentos verdes e castanhos da cantina.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, cebolo, canteiros de ervas aromáticas, favas, alfaces, couve, morangueiros, tomateiros, abóboras,

13. Como é feita a gestão da rega?

Tal como explicado havia uma turma por dia responsável pela horta que tinha que verificar o que a horta precisava. mas como foi um inverno muito chuvoso a horta foi poucas vezes regada.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

As couves foram aproveitadas para fazer caldo verde na festa final de ano, contudo devido ao Inverno rigoroso da Serra da Estrela a horta começou a produzir tarde pelo que a maior parte dos produtos só começaram a ficar bons para colher depois das aulas acabarem. Na entrega das avaliações, com o apoio das auxiliares ainda se fizeram bancas de venda de favas e alfaces.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Vila Nova de Tazem

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Professor coordenador da horta: Paula Cristina Fonseca Lopes Gaspar