Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de sete anos

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 200m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta da escola tem por objetivo principal alertar a comunidade escolar em geral e os alunos em particular, para a importância de respeitarmos o meio ambiente (recursos hídricos, solo e ar) no nosso dia a dia e simultaneamente produzirmos alimentos biológicos, mais saborosos, nutritivos e saudáveis, afinal “somos o que comemos”.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

No presente ano letivo, foram criadas duas disciplinas nas turmas de Percursos Curriculares Alternativos (5º D e 7ºD) ligadas à dinamização da Horta da escola, nomeadamente as disciplinas de Agricultura Biológica e de Oficina do Ambiente. No entanto, todos os alunos da escola que se mostraram interessados colaboraram nos trabalhos realizados.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Agricultura Biológica, Oficina do Ambiente e Apoio individualizado de Educação Especial.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 27
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a colaborar através da oferta de sementes ou plantas para a horta e autorizando os alunos a realizar trabalhos na horta da escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta da escola permitiu a troca de experiências entre os diferentes intervenientes, valorizando os conhecimentos que muitos dos alunos possuem ao nível da agricultura, uma vez que a escola se insere no meio rural, reforçando assim a confiança de alguns dos discentes nas suas capacidades/competências.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas disciplinas de Agricultura Biológica e de Oficina do Ambiente das turmas de Percursos Curriculares Alternativos do 5º D e 7ºD, respetivamente, os alunos deslocam-se à Horta acompanhados pelos professores para realizar atividades de manutenção (rega e colheita). A divisão de tarefas é realizada de acordo com os conhecimentos de cada um, assim, os alunos que dominam as técnicas agrícolas cavam e preparam o terreno para a plantação. Além destas atividades orientam os colegas na realização de outras atividades. Os outros participantes realizam as atividades que sabem, mondar, regar e colher de alguns produtos.

9. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho realizado é manual com o auxílio de enxadas, sachos e pás, exceptuando situações em que é necessário cortar a vegetação espontânea com uma máquina. Posteriormente, solicitamos aos alunos e encarregados de educação que nos cedessem sementes ou plantas para a horta.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Realizamos a compostagem com resíduos orgânicos provenientes da cantina da escola, com folhas secas e ervas cortadas na horta. Também foram utilizadas “aparas” de madeira.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta cultivamos feijão, alho, cana de açúcar, trigo, milho, couves, batata, alface, brócolos, favas, cebolas, ervilhas, ervas aromáticas (hortelã, segurelha -limão, salsa, coentros e orégãos) e plantas para infusões (caninha, cavalinha e funcho). Na mesma parcela plantamos alface roxa e alface frisada.

13. Como é feita a gestão da rega?

Regamos a horta com regador/balde e com sistema de rega. Tentamos, sempre que possível, regar ao final do dia.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Foram utilizadas ervas da nossa horta para a realização de infusões (caninha e funcho), sendo servidas no bar da escola de modo a promover hábitos alimentares saudáveis, em articulação com a Rede de Bufetes Escolares Saudáveis.
No primeiro período, foi realizada a exposição de ervas aromáticas – “O Cantinho das Aromáticas” no bar da escola, de modo a comemorar o Global Action Days e incentivar a participação dos alunos no programa Eco-Escolas.
Realizamos também uma exposição com os produtos da horta de modo a promover a agricultura biológica. Realizamos trocas semanais de alguns produtos, nomeadamente de favas, ervilhas, cebolas e alface.
Por fim, em colaboração com a Carta da Convivialidade, no âmbito de um intercâmbio escolar, oferecemos sementes a alunos de outra escola para a dinamização da sua horta escolar.


16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

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Professor coordenador da horta: Lídia Susana Lima Monteiro