Escola EBI de Gondifelos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de três anos

2. Área aproximada da horta (m²)

inferior a 50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Demonstrar a importância da Agricultura Biológica;
Informar sobre os princípios da Agricultura Biológica;
Informar/demonstrar que o solo pode ser explorado de forma sustentável;
Contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos alertando para a necessidade de alimentação saudável;
Promover a interdisciplinaridade;

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Durante a realização deste projeto os alunos referiram por diversas vezes que a horta era um local de partilha de conhecimentos. Foi deste modo necessário recorrer aos conhecimentos dos mais velhos da comunidade escolar (pais, funcionários e até avós).
Foi um dos avós que iniciou o trabalho preparando a terra, foi um dos funcionários que exemplificou como se devia criar regos e a que profundidade se devia colocar cada uma das espécies cedidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, foram os alunos que plantaram, regaram e cuidaram do seu crescimento impedindo que os mais novos (curiosos) danificassem as plantas. Foi necessário um trabalho de equipa que envolveu toda a comunidade escolar.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Físico-química e Educação Física
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 10
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

Através dos alunos que pertencem ao projeto Eco-Escolas. São os alunos que informam os pais e os trazem à escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A criação da Horta contribuiu para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos alertando-os não só para a necessidade de alimentação saudável mas também fomentando a sua responsabilidade pois alguém tem de acautelar o desenvolvimento das plantas, ou seja, regá-las e alimentá-las.
A horta será também utilizada pela equipa de educação especial com o intuito de criar dinâmicas nos alunos de necessidades educativas especiais.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é efectuada pelos alunos durante o período letivo havendo alternância do grupo de alunos de forma justa ( todos os alunos participam e cada vez que um não pode assegura-se que alguém o substitui). Durante o período não letivo os funcionários e os professores tratam da manutenção da horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é apenas lavrado no inicio de cada ano.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

13. Como é feita a gestão da rega?

Durante este ano não houve grandes problemas com a rega pois a precipitação foi abundante. Mas a horta é sempre regada no final do dia.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EBI de Gondifelos

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Professor coordenador da horta: Ermelinda Maria Nestor Ribeiro