EB1/JI Casais

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

27 metros quadrados.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Conservação ambiental;
- Identificação da origem dos alimentos;
- Diferenciação entre produtos biológicos e não biológicos;
- Enquadramento natural do espaço escolar.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 12
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, português, matemática e expressões.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 216
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 200

6. Como são envolvidas as famílias?

- Disponibilizam sementes e plantas;
- Participam no acompanhamento e evolução da horta;
- Consomem produtos hortícolas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Responsabilização e envolvimento dos alunos no desenvolvimento e manutenção da horta;
- Maior sensibilização da comunidade para a importância duma alimentação saudável;
- Valorização da produção e consumo de legumes e vegetais.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São três hortas distribuídas por anos e níveis (pré-escolar e 1º ciclo). Os mais velhos (3º e 4º anos) preparam o solo e os restantes plantam e semeiam.

9. Como é feita a preparação do solo?

- Remoção das ervas daninhas;
- Cavar o solo;
- Espalhar a cinza da caldeira.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Ervas aromáticas (cidreira, para o crescimento dos tomateiros);
- Flores para atrair insetos.
- Plantas aromáticas para afastar as pragas.

13. Como é feita a gestão da rega?

- Recolha da água das chuvas;
- Utilização do regador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, piolhos.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

- Colocação de ervas aromáticas nos limites das hortas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

- Feira hortícola;
- A horta serve de contexto para concretizar atividades disciplinares.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB1/JI Casais

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Ester Costa Santos Monteiro