Escola Básica Francisco de Arruda

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de ano e meio.

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 18 m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações e objetivos de criação da Horta Biológica englobam são várias, nomeadamente motivações ambientais, pedagógicas e sociais.
Pretende-se promover nos alunos atitudes de proteção e poupança dos recursos naturais (solo, água, …), a reciclagem de resíduos orgânicos (compostagem), a agricultura de sustentabilidade e a divulgação do conceito de horta familiar e/ou comunitária. Pedagogicamente proporciona-se aos alunos, novas e variadas formas de aprendizagem, assim como a aquisição dos conhecimentos definidos pelas metas curriculares dos vários níveis de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.
Na vertente social pretende-se desenvolver o espírito de equipa, a motivação, a responsabilidade, o amadurecimento pessoal, o combate à indisciplina e a integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Com a horta biológica pretende-se também, incentivar hábitos alimentares saudáveis e divulgar a prática da agricultura biológica como forma de conseguir uma alimentação saudável. Ainda neste ponto pretende-se que os pais (encarregados de educação) e outros elementos ou instituições da área envolvente participem no projeto.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto revela a sua originalidade no facto de se utilizar a horta como um recurso de aprendizagem dinâmico, em várias áreas disciplinares, e não como uma simples extensão das atividades escolares ou dos tempos livres dos alunos. Para além disso, vai permitir aos alunos, em especial os de Necessidades Educativas Especiais, o desenvolvimento de uma inteligência e estabilidade emocional, assim como permitir que os encarregados de educação desenvolvam atividades em parceria com os seus educandos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais de 2.º e 3.º ciclo; Educação Visual; Educação Tecnológica; Português
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 70
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias vão disponibilizar plantas, sementes e outros materiais. Há encarregados de educação que executam tarefas de manutenção da horta com os seus educandos na escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta proporcionou uma onda de motivação e disponibilização dos alunos para participar na realização da mesma, assim como da restante comunidade escolar. Permitiu ainda, valorizar o trabalho de equipa, respeitar os espaços verdes, compreender a origem dos produtos hortícolas e valorizar a natureza nas suas diversas vertentes (ecológica, biológica e social).

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de acordo com o horário dos alunos e das tarefas que são necessário executar. Os alunos do 8.º ano deslocam-se à horta no horário da disciplina de Ciências Naturais, no bloco de 45 minutos, sempre que é possível integrar a atividade da horta na planificação da disciplina.
Os alunos do Clube "Vamos à Horta" é também, responsável pela manutenção da horta, a restante comunidade escolar é também parte integrante da calendarização de tarefas.

9. Como é feita a preparação do solo?

As plantas espontâneas ou infestantes foram removidas para se proceder à mobilização do solo. Esta foi realizada com o cuidado necessário, por forma a não danificar os seres vivos que utilizam o solo como habitat, pois também estes desempenham um papel fundamental nas culturas biológicas (solo vivo). Assim, evitou-se enterrar os organismos aeróbios e trazer à superfície outros, que entram em stresse com a luminosidade.
De seguida, procedeu-se à incorporação superficial de matéria orgânica (composto retirado do compostor da escola e composto de cavalo).

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem, com resíduos orgânicos resultantes da limpeza da horta e alguns resíduos alimentares recolhidos.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações instaladas na horta:
1 – cebola X alface X rabanete
2 – feijão X couve X hortelã
3 – tomateiro X alho francês X manjericão
4 – plantas aromáticas: tomilho, salsa, coentros, poejo, orégãos, alecrim.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita gota-a-gota, recorrendo à reutilização de garrafões/garrafas de plástico, nalgumas culturas e manual.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim. Formigas. Lagartas na couve. Pulgão nas faveiras.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Adição de borras de café ao solo e nas zonas dos formigueiros adição de canela em pó. Plantação de hortelã junto dos limites dos canteiros. Para combater a lagarta da couve e o pulgão da faveira pulverizou-se com uma mistura de sabão azul e branco e água.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Concurso para o logotipo do Clube "Vamos à Horta". Identificação e caracterização das espécies hortícolas cultivadas. Troca de produtos da horta por materiais necessários à sua manutenção.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Francisco de Arruda

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Professor coordenador da horta: Maria Florinda Pereira