Escola Profissional Vasconcellos Lebre

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o mês de novembro de 2015.

2. Área aproximada da horta (m²)

35m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações e objetivos que estão na base da criação da horta - um projeto que denominámos h2orta - centram-se antes de mais na valorização que atribuímos à inclusão e participação ativa dos alunos. Pensámos este projeto tendo em vista os nossos alunos com necessidades educativas especiais, que derivam de vários cursos, mas logo, pela pertinência do mesmo e características dos alunos em geral, o projeto estendeu-se a um número mais vasto, o que constituiu um nova motivação ao promovermos assim a interdisciplinaridade, aplicando de forma prática conceitos presentes nas várias disciplinas; desenvolvendo modos de produção de produtos tendo como base a sustentabilidade ambiental e, tornar a escola um lugar de aprendizagem estimulante e acolhedor.
O espaço destinado à horta fica localizado a nascente do edifício principal, protegido de ventos de norte e com exposição solar de nascente e sul, com acessibilidade facilitada pelo exterior e visível do interior do edifício através de um vão localizado na receção.
A orientação solar e o enquadramento físico também foram fator de motivação pois conferem a este espaço características ideais para desenvolver este projeto de forma que toda a comunidade escolar acompanhe a sua evolução e se envolva na sua dinamização.
A horta será constituída por 4 áreas de plantação: a horta em canteiro existente num sistema tradicional; uma cultura em hidroponia desenvolvida numa estrutura a construir para o efeito; floricultura em floreiras construídas em pneus ou noutros objetos reaproveitados; e uma horta vertical de ervas aromáticas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Os alunos com NEE, com Currículo Específico Individual, ao participarem neste projeto, estão a desenvolver competências funcionais, que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e para a sua autonomia.
- O facto dos produtos cultivados poderem ser utilizados pelos nossos alunos dos cursos de Restauração variantes de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar e dos Cursos Vocacionais - Hotelaria e Turismo, nas suas aulas práticas.
- O facto de se destinarem ao consumo da comunidade escolar.
- O facto de servir para embelezar um espaço menos bonito da nossa escola, com poluição visual, dado que irá vedar as vistas para um edifício abandonado, em degradação e para a linha do comboio.
- O facto de envolver a aplicação de conhecimentos práticos dos alunos dos cursos de Mecatrónica e Design Gráfico na elaboração das estruturas necessárias, nomeadamente na criação de uma pequena estufa de hidroponia.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 12
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial; Serviços Cozinha e Pastelaria; Tecnologia Alimentar; Restaurante/Bar; Turismo/Organização de Eventos; Gestão e Controlo; Desenho Gráfico; Oficina Gráfica; Física e Química; Eletricidade e Eletrónica; Tecnologia de Mecatrónica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 79
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias - pais/encarregados de educação - estão a ser envolvidas de várias formas:
- tomando conhecimento do projeto através de reuniões;
- através dos pedidos de autorização para visitas de estudo dos seus educandos no âmbito das várias participações da escola no programa eco-escolas;
- pela sensibilização de entrega de materiais recicláveis para o H2orta e outros;
- através das publicações das várias atividades deste projeto na página da escola, na revista trimestral e nos jornais do município e região centro;
- partilhando saberes;
- fornecendo sementes e plantas para cultivo da horta e embelezamento do espaço exterior.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Até ao momento, o exemplo do impacto da horta na comunidade e nos alunos tem-se relacionado com o seguinte e que importa realçar:
- Valorização dos alunos com NEE, contribuindo para a interação com outros alunos.
- Contributo para um maior envolvimento de alunos de turmas de cursos vocacionais com problemas de comportamento.
- A motivação, iniciativa e empenho com que todos os alunos envolvidos participam nas tarefas demonstrando capacidade de aceitação das e nas diferenças, espírito de colaboração e responsabilidade.
- A receção acolhedora por parte da Câmara Municipal da Mealhada;
- A participação ativa do Centro de Interpretação Ambiental;
- A colaboração da Fundação da Mata do Bussaco (Turismo e atividades educativas);
- A colaboração da Estufa de Hidroponia;
- A participação no Dia Mundial da Alimentação;
- O envolvimento dos pais e encarregados de educação;
- O trabalho de equipa pluridisciplinar;
- O Clube Desportivo da Mealhada.
- A aceitação e apoio por parte de todos os sócios da escola enquanto instituição.
Estes exemplos impactantes ao nível dos alunos são notórios em cada atividade proposta e consequentemente executada, algumas registadas fotograficamente, outras avaliadas pela observação dos docentes e não docentes que acompanham todo o processo.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção será realizada semanalmente com o controlo do crescimento das infestantes, controlo do crescimento das hortícolas e outras plantações e substituição após a colheita.
O terreno será dividido pelos alunos envolvidos em que cada um ficará responsável pela manutenção e rega, sob orientação dos seus professores.

9. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza das infestantes do solo com auxílio de enxadas, ancinho e carrinho de mão. Reviramento do solo a uma profundidade dentre os 10 a 15 cm para alisamento e nivelamento do terreno, retirando as pedras e outros objetos que possam ser encontrados. Incorporação de solo vegetal para posterior repartição em canteiros de acordo com as plantações.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

13. Como é feita a gestão da rega?

Tendo em conta a dimensão da horta a rega será feita manualmente.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Como estamos numa fase inicial, tal facto ainda não aconteceu.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Temos vindo a realizar as seguintes atividades:
- visitas de estudo a estufas - visitámos uma Estufa de Hidroponia; à Mata do Bussaco - participação na Oficina "Sabores da Mata";
- Dia Mundial da Alimentação;
- peddy paper no Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada para conhecimento de espécies autóctones e outras;
- participação em workshops - participámos num sobre "Chás e Infusões";
- pesquisas em sites sobre agricultura;
Projetamos outras atividades em resultado do que temos vindo a desenvolver:
- utilização dos produtos recolhidos na horta pelos alunos de Cozinha/Pastelaria nas aulas práticas, designadamente na confeção e empratamento de refeições que se destinam à alimentação da comunidade escolar, promovendo desta forma uma alimentação saudável com base na agricultura biológica;
- os alunos de Restaurante/Bar irão utilizar alguns desses produtos na elaboração de coktails;
- os alunos de Educação Especial estão envolvidos nestas atividades, em conjunto com os outros colegas, tendo em vista a inclusão e o desenvolvimento pessoal;
- o envolvimento dos alunos neste projeto visa ainda a preparação para a participação no projeto “Alimentação saudável e sustentável”, promovendo a articulação entre vários projetos do programa “Eco-escolas”.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Profissional Vasconcellos Lebre

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Professor coordenador da horta: Lina Maria dos Santos Pereira