Escola Secundária Gabriel Pereira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 meses

2. Área aproximada da horta (m²)

150

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

1. Valorizar o espírito comunitário na utilização e manutenção do espaço escolar
2. Fomentar a prática da horticultura tradicional ou biológica
3. Promover uma alimentação saudável com produtos biológicos
4. Implementar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos
5. Proporcionar oportunidades para que os alunos possam participar em alguns trabalhos hortícolas
6. Aproveitar algum terreno disponível

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Retomar a tradição das hortas

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia, Ciências Naturais e Ciências do Ambiente
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 12
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

No Dia da Terra/Dia Internacional Eco-escolas realizou-se uma feira de produtos biológicos e alguns pais colaboraram na venda de produtos da horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

1. Pontualmente fornecer produtos ao refeitório.
2. Venda de produtos à Comunidade Educativa para obtenção de verbas que financiem o projeto Eco escolas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É gerida pelos professores ecoescolas com o apoio direto do funcionário

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial foi feita mecânicamente (charrua e fresa).
Realização de sementeira em viveiro e posterior plantação.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Galhos e folhas de árvores, ervas retiradas na preparação do solo, restos de fruta.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Amendoeiras e oliveiras.
Pimenteiros, tomateiros, couve portuguesa, repolho, mogango, feijão verde, courgetes.
Aromáticas diversas e plantas para infusões.

Foi evitada a plantação próxima de espécies que possam hibridar.
Como a horta está a ser reinstalada não se praticou rotação de culturas nem se potenciaram as consociações

13. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota a gota.
Vai ser feita uma tentativa de aproveitamento da água de um poço existente, sendo para tal necessário instalar uma bomba.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Participação na feira realizada no Dia da Terra.
Utilização de produtos para disponibilizar pontualmente águas aromatizadas no bufete e no refeitório

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária Gabriel Pereira

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Professor coordenador da horta: Maria Assunção Mendes Conceição