Escola Secundária José Gomes Ferreira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Estabelecer a ligação com os conteúdos das disciplinas de Biologia (12º ano) e de Biologia e Geologia (11º ano):
. Ilustrar a reprodução assexuada nas plantas;
. Recolha de material para as aulas (flores, frutos, etc.);
. Métodos de agrigultura Biológica;
. Consciencialização da Biodiversidade e diversidade de alimentos;

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Estabelecer a ligação numa zona urbana com a ruralidade.
Cultivar materiais para utilização nas aulas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 63
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Até ao momento não houve envolvimento de famílias - o trabalho foi essencialmente desenvolvido com alunos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Valorizar o espaço onde está implementada a horta.
Desenvolver a noção da altura e o modo em que as espécies são semeadas/plantadas e seguimento do seu ciclo de vida (colheita, reprodução, etc.).
Estabelecer a ligação com o Tema curricular das disciplinas "Desenvolvimento Sustentável"

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Distribuição de canteiros por grupos de alunos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Gradeamento (minitrator) e adição de matéria orgânica.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

. Compostagem - Materiais da cozinha/bar e alguns trazidos de casa.
. Recolha dos materiais do fundo (algas e sedimentos) de pequenos lagos, habitados por patos bravos, existentes na escola.
. Vermicompostagem (dois grupos com minhocas diferentes)

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiro/Borragem;
Espargos/Tomateiros
Framboesas/Arruda
Abóboras/Milho/feijão
Vinha
Kiwi
Maracujazeiros
Adubo verde (leguminosas): Amendoim; Favas; Luzerna.

13. Como é feita a gestão da rega?

Água recolhida num furo. Rega efetuada pelos alunos, professores e funcionários (férias)

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Pulgões
Ratos (rato cego mediterrânico?)

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

...

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Implementação de criação de minhocas e de joaninhas.
Patos bravos na cascata/lagos do jardim

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Construção de vermicompostor
Construção de compostor
Sessão de esclarecimento no jardim infatil sobre compostagem
Confeção de alimentos - almoço no final de ano com os alunos e professores intervenientes.

Trabalhos finais dos alunos envolvidos na horta:
https://prezi.com/szrqwhjzolvv/from-roots-to-results-compostagem/?utm_campaign=share&utm_medium=copy
https://youtu.be/xOo_NOrVUi0
https://youtu.be/E6y84QHqR8U
https://youtu.be/tWji9eCEr_g
https://www.powtoon.com/online-presentation/fM10W7jj0Qx/?mode=movie#/
https://youtu.be/X9JbzuSrGPo
https://drive.google.com/a/aebenfica.com/folderview?id=0BxG7jzcsJVuZajdEaUNmSXE1NlE&usp=sharing#
https://www.facebook.com/groups/638519179617139/
https://drive.google.com/folderview?id=0BxG7jzcsJVuZT3VjenhDUU9nQzA&usp=sharing

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária José Gomes Ferreira

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Professor coordenador da horta: Maria Emília Fernandes Luís Martins