Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

30 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Cuidar das Pessoas e da Terra
– Integrado no Programa Eco-Escolas, contribuir para a formação de jovens responsáveis no âmbito da sustentabilidade, respeito e defesa do ambiente.
 OBJETIVOS:
 Valorizar o espaço envolvente dando continuidade à horta bio iniciada no ano letivo 2014/2015
 Despertar valores, princípios e atitudes comportamentais que conduzam à preservação e defesa do ambiente;
 Integrar saberes e realizar trabalho interdisciplinar e/ou inter anos de escolaridade;
 Sensibilizar, informar e formar os alunos para a prática da floricultura/agricultura biológica, como forma de associar conceitos e técnicas de agricultura, com conceitos de valorização orgânica dos resíduos sólidos;
 Promover a interajuda, a criatividade, o sentido de responsabilidade
 Promover a saúde, segurança alimentar e a adoção de hábitos saudáveis – eventual parceria com outros clubes e/ou projetos;
 Estabelecer parcerias com a Comunidade Local – Autarquia e Horto do Rossio Caneças;
 Incentivar a participação dos pais / Encarregados de educação.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Informática
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 19
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

associação de pais, quer através de contactos com a Junta de Freguesia - facilitando fornecimento de terra - , quer através de troca de experiências (conselhos, sugestões).
Também houve envolvimento de uma associação local "Os Amigos de Caneças" , nomeadamente através da valorização do património e tradições locais (região agrícola, por excelência na periferia da cidade de Lisboa)

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

9. Como é feita a preparação do solo?

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Relva, restos de comida

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

alfaces, beringelas, pimentos, courgettes, tomates e pepinos

13. Como é feita a gestão da rega?

gota-a-gota

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças

avatar

Professor coordenador da horta: Pedro Carvalheira