Escola EB1/PE das Figueirinhas

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta foi criada à 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

A área da horta é de 25m2 de comprimento e 4 m2 de largura

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta teve com principal objetivo o cultivo de alguns produtos biológicos, a sensibilização dos alunos para esta produção, manutenção dos espaços desaproveitados ao redor da horta, o trabalho de parceria com a comunidade e a divulgação do programa Eco-Escolas

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A nossa horta tem vários pontos originais que fazem com que sensibilize a comunidade para a agricultura biológica, nomeadamente: o espantalho elaborado pelos alunos do 4º B no clube ambiental; as flores que as prés plantaram em garrafões de plástico (e respetiva decoração dos vasos); os morangueiros que os alunos do pré escolar plantaram em paletes; os dragoeiros que os alunos da pré plantaram após uma ação de sensibilização do Parque Natural da Madeira; a disposição das plantações por áreas que plantamos em conjunto com dois encarregados de educação; a decoração dos recreios que fizemos em parceria com a liga de pais; a lagarta da árvore que foi feita com a ajuda das ajudantes de ação educativa; a decoração de pneus e garrafões (para plantar legumes e ervas aromáticas) que foi elaborada com os alunos do 1º ciclo; as frases de sensibilização que estão na horta que foram realizadas pelos alunos do 1º ciclo; o areão à volta das mesas de troncos de madeira que foi cedida pela Junta de Freguesia do Caniço; a identificação de todas as plantas; e o próprio colorido da horta que faz um efeito chamativo em relação às nossas plantações

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 10
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré, clube ambiental e OTL´s
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 250
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

Trazendo diversos materiais que são necessários para a manutenção da horta, preparação de solo, plantações e colheitas

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Através da horta biológica a comunidade educativa consegue visualizar que somos uma Eco-Escolas. Através da horta também divulgamos os trabalhos realizados pelos alunos. Nas épocas festivas usamos produtos da horta (chás) para oferecer aos nossos visitantes. Quando os alunos têm dores fracas ou estão maldispostos também lhes damos chás para melhorarem.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A principal responsável pela horta é a assistente operacional Celina Coelho Freitas, que distribui e orienta as tarefas da manutenção da horta. Sempre que alguma professora ou educadora tem uma atividade nova para concretizar relacionada com a horta, agiliza com a assistente operacional que é a responsável pela preparação do material que precisamos. Nas férias ou interrupções letivas fica responsável pela horta a funcionária que estiver de serviço (regas e manutenção).

9. Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que trabalhamos em parceria com a Câmara com a Câmara Municipal de Santa Cruz tivemos o seu apoio na preparação do solo que nos enviou terra para fazermos a manutenção. Também o marido de uma professora e 2 pais se disponibilizaram a ajudar na preparação do solo (cavar e podar árvores). Todos trabalharam em conjunto com a assistente operacional responsável pela horta.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couves, ervas aromáticas, ervas de chã, aerossóis, feijão, trigo, batata, batata doce, favas, pimpinelas, cebolas, espigos, algumas árvores, oliveira

13. Como é feita a gestão da rega?

Com água potável 2 a 3 vezes na semana consoante o solo necessite

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são “vendidos” aos professores, com esse dinheiro compramos produtos que sejam necessários ou sementes. Em todas as festas escolares ou quando recebemos convidados na escola, são servidos chás da horta. No dia Eco-Escolas também confecionamos sopa com produtos da horta. Participamos no projeto/ concurso do Eco-Escolas Hortas Bio. Fazemos formações aos alunos da pré em como plantar um Dragoeiro, com o apoio do Parque Natural da Madeira.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/PE das Figueirinhas

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Professor coordenador da horta: Sónia Raquel Xavier de Oliveira