Escola EB1 n.º1 do Cacém

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta já existe há algum tempo, pelo menos, 3 há anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

30 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilizar os alunos para a importância do cultivo dos alimentos, mesmo em pequenos espaços.
Motivar os alunos para o trabalho campestre.
Praticar uma agricultura biológica e possibilitar a prática de cultivo de várias plantas sem uso a químicos
Responsabilizar os alunos pelo cuidado pelas plantas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A prática de cultivo em pequenos espaços e a possibilidade de cultivar plantas numa área vertical.
A plantação de plantas aromáticas e terapêuticas para consumo na comunidade.
A reciclagem das cápsulas de café para fertilizar a terra.
A prática e o envolvimento dos alunos da Unidade de Autismo, no cultivo e nos cuidados a prestar na horta.
O enriquecimento cultural dos alunos e da comunidade com o conhecimento de plantas usadas no tratamento de doenças.
O envolvimento dos alunos na pesquisa de informação para a elaboração de um livro sobre as plantas aromáticas e terapêuticas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 10
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 147
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias serão convidadas a participar na manutenção e realização dos espaços a cultivar -horta e horta vertical.
Solicita-se às familias o apoio na dádiva de plantas.
Realizar-se-á um "Mercado Biológico" no final do ano com a exposição dos produtos colhidos na horta, as famílias serão convidadas a tomar um chá enquanto assistirão à leitura de textos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos enriquecem os seus conhecimentos, aprendem a respeitar e valorizar os trabalhos agrícolas.
Ser-lhes-á incutido aos alunos e famílias o respeito pela natureza e a prática de cultivo sem uso a produtos químicos.
As famílias poderão estabelecer laços de convívio com os alunos e com os professores e assim colaborarem com a escola na manutenção dos espaços.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta será dividida em pequenas parcelas que correspondem às turmas envolvidas, sete turmas e a Unidade de Autismo.
A horta vertical será também distribuída pelas turmas.
O trabalho de manutenção está calendarizado de forma a permitir que todos os alunos e famílias possam trabalhar.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com o apoio dos professores e será enriquecido com estrume de cavalo dado por um elemento da comunidade.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces com couves
Tomilho e couves
Salsa e alho francês
Alecrim e salva
camomila e hortelâ
Acelga camomila e hortelã
Lavanda e alfazema

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita ao entardecer ou de manhã.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1 n.º1 do Cacém

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Professor coordenador da horta: Ana Luísa Jorge Maria Silva