Casa da Criança Maria Granado

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2005.

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m"

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A equipa educativa procura promover o contacto com a natureza e o ciclo de vida das plantas bem como com diferentes espécies agrícolas. Pretendemos ainda, sensibilizar as crianças para a importância das horta biológica e os cuidados a ter para a sua manutenção e preservação.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É uma horta que faz parte do espaço exterior onde a equipa da Casa da Criança procura promover a lúdicidade e a aprendizagem pela ação. É um espaço de partilha para vários grupos onde a promoção do trabalho em equipa, envolvendo as crianças, educadores e pais/famílias.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 100
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

A participação das famílias consiste no envolvimento pontual ao longo dos ciclos das culturas agrícolas, por exemplo: as podas, as sementeiras e a verdadeira partilha de conhecimento num contexto de enriquecimento comum.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta permite abordar e explorar temáticas e desenvolver projetos relacionados com a agricultura biológica e a alimentação saudável. Estes projetos permitem uma aprendizagem pela ação,em que a criança vivencia e é transmissora de informação no seio familiar e da comunidade em geral. Através das várias atividades,como a venda de produtos, a confeção de sopa e o consumo dos vários alimentos produzidos na horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita com a ajuda das famílias num processo de preparação dos solos e nas diferentes fases de cultivo. Durante o ano as crianças e educadores estabelecem equipas de trabalho para executar as diferentes tarefas de modo a que todas as crianças envolvidas participem. A horta está dividida em seis espaços de cultivo, onde cada equipa tem a responsabilidade de cuidar.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação dos solos para o cultivo de alimentos é realizada com utensílios manuais com a ajuda dos vários intervenientes no processo. Esporadicamente procuramos introduzir fertilizantes naturais.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos alimentares provenientes da confeção da alimentação, folhas, palha, relva, entre outros.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

De solo

13. Como é feita a gestão da rega?

Com água do furo de preferência. Este ano pretendemos introduzir sistemas de rega mais eficiente.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda dos produtos colhidos à comunidade escolar e consumo interno.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Casa da Criança Maria Granado

avatar

Professor coordenador da horta: Margarida Alexandra Batista