Escola Secundária Augusto Cabrita

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O objetivo principal é desenvolver nos nossos alunos o sentido ecológico e estético na contsrução de uma horta assim como a importância de produzir alimentos de origem biológica e sem o uso de produtos químicos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto teve um pouco a ver com a forma como a horta foi sendo construída e da forma como foi evoluindo. Não manteve o aspeto tradicional de uma horta e foi mudando o seu aspeto ao longo do tempo.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Jardinagem, Ciências naturais, clube das Ciências, Educação Especial e Educação Musical
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 20
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias não foram envolvidas neste projeto. No entanto achamos de extrema importância que o mesmo aconteça e futuramente queremos poder providenciar este aspeto.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns alunos levaram para casa xuxus e trouxeram sementes que os avós lhes deram para colocar na horta

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelo Clube das Ciências semanalmente e pelos alunos do curso de jardinagem e as tarefas são-lhe atribuídas pelas professoras à medida que vai sendo necessário.

9. Como é feita a preparação do solo?

Foram retiradas as ervas daninhas e remexida a terra

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com café usado (que os alunos trazem em cápsulas e do café ao pé da escola) e folhas secas, relva cortad e, restos alimentícios em cru.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomates, couves, favas, batatas, alho francês, cebolas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos durante a manutenção da horta. Nas férias é instalado um programador de rega.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Por enquanto não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Atividade "Adote uma alface" onde são vendidas alfaces bebés aos professores que são colocadas na horta e quando estão prontas são devolvidas aos respetivos "pais".
Venda de xuxus.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária Augusto Cabrita

avatar

Professor coordenador da horta: Maria João Canário Bica