Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Aplicar os pressupostos da agricultura biológica;
- Produzir produtos agrícolas biológicos para consumo da comunidade escolar;

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O envolvimento da comunidade escolar, sobretudo mães e pais, no fornecimento de espécimes para plantação e na preparação e manutenção da horta, foi fulcral para a concretização deste projeto.
A participação dos alunos da turma vocacional na área de horticultura do 2ºciclo, promovendo esta vertente vocacional, mas também, a articulação entre ciclos, no caso, alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 9
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Expressão Plástica, Matemática e todas em geral.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 96
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

6. Como são envolvidas as famílias?

A primeira abordagem entre pais, alunos e professores, foi no dia da Cantada de Reis, onde o projeto foi apresentado pela Coordenadora da Escola, Professora Ana Martins, pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas, professora Dora Ferreira e pelo Sr. Padre Sérgio responsável pela turma de Horticultura. Foi realizada uma pequena palestra sobre a importância da Agricultura Biológica e as novas possibilidades de futuro que se abrem no mercado de trabalho, com estas novas técnicas e produtos.
Para as seguintes etapas foi feita uma calendarização, para que todos os intervenientes pudessem participar nas diversas fases da horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Estas atividades têm permitido aos alunos semear, posteriormente plantar e cuidar dos vários espécimes vegetais aplicando os principais pressupostos da agricultura biológica junto da comunidade.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização da horta é feita através de uma escala de serviço, distribuída pelos diversos professores, pais, funcionários e alunos, em sistema rotativo.

9. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro realizou-se o corte do mato com a ajuda de toda a comunidade escolar, incluindo a Junta de freguesia de Oliveira do Douro. A preparação do solo foi feita através da lavra, seguida da fresa e sem aplicação de matéria orgânica. A manutenção faz-se por catação de ervas manualmente.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, desviando parte do curso de água (do riacho) que é dirigido para as canaletas que circundam as plantações.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não .

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Fizemos alfobres de alfaces! Quando semeámos as sementes, germinaram muitas alfacinhas! Como eram muitas e estavam muito juntas, repartimos entre todos e levámos para casa em pequenos cartuchos de papel reciclado, decorados com legumes pintados :)
Quando as alfaces cresceram fomos colhê-las. Prepararam-nos uma rica salada para comer com arroz e peixinho. Até os nossos amigos que não gostavam de alface quiseram provar e depois fartaram-se de comer! Foi preciso ir duas vezes à horta :)
Utilizámos embalagens de garrafas, espetadas nas canas, com pequenos cortes. Ao girarem com o vento, vibravam e faziam barulho para espantar, pássaros, insetos e toupeiras :)
Pretendemos no futuro realizar vendas com os produtos hortícolas excedentes, mas também, dar produtos para o Centro Social de Oliveira do Douro e convidar os utentes, para nos visitarem e até ajudarem nos trabalhos da horta.
Enfim! Alguns dos muitos planos que temos para a nossa hortinha para o próximo ano letivo.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 General Serpa Pinto - Cinfães

avatar

Professor coordenador da horta: Dora Ferreira