Colégio Efanor

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 8 anos, desde a abertura do Colégio no ano letivo de 2008/09, mas foi sofrendo algumas alterações de espaço e de dinamização.

2. Área aproximada da horta (m²)

250m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Tornar o espaço existente para este fim num espaço de uso, estudo, descoberta e de possível sustentabilidade para a escola. É um espaço pouco explorado por falta de experiência do corpo docente. Como somos uma Eco-Escola e pretendemos realizar acções de sensibilização ambiental, há a necessidade de reorganizar a horta e criar um projeto sério de desenvolvimento da mesma.
Objetivos:
- Participar e contribuir ativamente para o crescimento da horta e da importância das espécies
hortícolas na nossa dieta alimentar.
-Mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas;
-Mobilizar a comunidade educativa na participação ativa e manutenção da horta;
- Promover as boas práticas associadas à compostagem e educação ambiental;
- Descobrir a biodiversidade dos produtos hortícolas, ervas aromáticas e animais que habitam o
solo;

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os momentos de cultivo estarem associados a experiências únicas para crianças que pouco
contato têm com este tipo de atividade por estarem inseridos num meio citadino; ser vista como
uma experiência rica em descobertas na área da educação ambiental.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3 educadoras
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de Formação pessoal e Social e do Conhecimento do Mundo.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 56 (3,4 e 5 anos)
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6 auxiliares
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: todos os pais do pré-escolar

6. Como são envolvidas as famílias?

Os familiares serão convidados a acompanhar o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes
fases, ao longo do ano e contribuindo com a participação direta no cultivo de hortícolas ou
explorando temáticas em torno da horta e seus constituintes. Poderão contribuir também com a
oferta de sementes e plantas para cultivar.Foi feita a sensibilização de continuidade do projeto e parte da iniciativa dos familiares nos momento dedicados à hora da família no colégio promover alguns momentos de dinâmica na horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consciencialização para o respeito, conservação e importância dos espaços verdes.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade das educadoras e das crianças. Semanalmente,
em pequenos grupos, farão a manutenção e preparação do solo para receber os produtos
hortícolas de acordo com o calendário estipulado.

9. Como é feita a preparação do solo?

O local da horta apresenta um solo duro e com muitas plantas invasoras. Foi necessária a
intervenção dos técnicos do horto na limpeza do espaço e preparação da terra para receber as
culturas.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: batatas, cenouras, nabo, alho francês, rabanete, beterraba, tomate cherry, couve portuguesa, espinafre
Aromáticas: salsa, chá príncipe, hortelã
Frutícolas: limoeiro, amoreira, oliveiras

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega será automática (feita aspersores de água) e ocasionalmente quando se verificar as
condições atmosféricas propicias com a água da chuva.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Realizar-se-á no final do ano letivo uma venda “Vem D’arte” destinada a toda a comunidade
escolar e familiar para vender artigos e produtos elaborados pelas crianças do Colégio, e neste
sentido pretendemos ter uma banca com os produtos cultivados na nossa horta.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Colégio Efanor

avatar

Professor coordenador da horta: Andreia Silva