Escola Básica do Alto dos Moinhos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2010-2011, mas interrompida em 2013/2014.

2. Área aproximada da horta (m²)

100 m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover nos alunos o gosto pelas tarefas hortícolas e fazer com que a horta, sendo um meio privilegiado de ligação à natureza, funcione, na escola como um laboratório vivo.
Procura-se assim que os alunos para que percebam como nascem determinados produtos que se encontram nos supermercados, vejam como crescem os legumes e estudem como se alimentam as plantas. A horta pode servir, também, como uma ferramenta de trabalho multidisciplinar.
A Horta na Escola pode criar uma relação dos alunos com o mundo natural, que semeará os agricultores urbanos de amanhã. Procura-se ainda que tenham conhecimento mais profundo com os métodos da agricultura biológica, que é benéfica para a saúde humana e importante para a proteção ambiental.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A própria integração dos alunos no cultivo e recolha das diversas culturas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 40
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Ajudam nos trabalhos, na doação de sementes e na venda dos produtos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns alunos escreveram-nos:
- Em relação ao trabalho efetuado na horta da escola, eu gostaria de dizer que é uma iniciativa muito interessante e eu estou a gostar muito do trabalho. Na minha opinião, esta atividade deveria ser efetuada em todas as escolas pois o contacto com a Natureza é muito importante. Mas para mim o mais interessante é poder plantar o meu próprio alimento, poder vê-lo crescer e mais tarde poder consumi-lo. Apesar de eu em casa ajudar algumas vezes o meu pai nas plantações, na horta da escola aprendi coisas novas: fazer plantações em estufa e aprendi também como se usa o composto orgânico. Rodrigo Simões
- Achei interessante este trabalho na horta, nunca pensei que este projeto crescesse tanto na minha turma, pesquisei mais sobre isto e estou mais a par do assunto. Gostei principalmente porque se trabalhava em grupo e porque havia sempre algo para nós fazermos. Joana Vale
- Eu achei a Horta uma atividade muito interessante e produtiva, quer para nós aprendermos quer para a escola ficar a conhecer um pouco do que é trabalhar numa horta. Espero que corra bem o trabalho no 3º Período, e contém comigo quando tiver disponível para ajudar. Nunca pensei que fosse tão engraçado trabalhar numa horta. André Quintas
- No início não gostei muito da ideia de ter de fazer uma horta pois eu não sou uma pessoa que se interessa por plantar coisas, mesmo em casa nunca ia ver a nossa horta. Mas quando o projeto começou até achei interessante e gostei bastante sendo que em casa agora ajudo a minha mãe na horta. Bárbara Barroca
- Acho que a horta foi um projeto interessante, mas que no início, com tudo o que havia foi um pouco confuso. No entanto comecei a conseguir organizar-me e depois foi tudo mais fácil de organizar e divertido, O projeto foi uma maneira de eu passar a ter de me organizar com várias coisas ao mesmo tempo. Acho que foi uma excelente ideia. Daniela Silva
- Achei interessante, é uma atividade pedagógica bastante interativa, deu-nos outra perspetiva da matéria. Ana Rita Nunes
- Eu achei bastante interessante a experiência da horta, apesar de ao inicio pensar que ia ser uma tarefa fácil afinal é algo bastante complicado e é preciso muito trabalho. Adorei a experiência! Inês Tavares

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente em pequenos grupos

9. Como é feita a preparação do solo?

Foram construídas caixas para o cultivo de produtos facilitando assim o seu crescimentos mais ordenado e preservando melhor o solo na sua fertilidade. Procurou-se com esta técnica limitar ao máximo os riscos de perdas de água e nutrientes por escoamento superficial.
Na cultura do alho utilizou-se palha para proteção do frio bem como a utilização de mini estufas para outros produtos,

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de borras de café do bar dos professores, restos legumes e cascas de fruta da cantina/refeitório bem como, restos de ervas da manutenção do jardim da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alecrim, Louro, Lúcia-Lima, Batatas, Cenouras, Alho, Alho Francês, Rúcula, 2 tipos de Alfaces, Rabanetes, Favas, Ervilhas, Coentros, Salsa, Tomate Chucha, Feijão, Couve Coração, Couve Rocha, Rúcula, Curgetes, Nabos, Nabiças e Brócolos.

13. Como é feita a gestão da rega?

Utiliza-se , sempre que possível, água da chuva que é recolhida numa tina presente na horta. Quando esta está vazia utiliza-se água da rede pública.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Realizaram-se 3 mercadinhos e confecionaram-se bolos com produtos da horta e outros produtos biológicos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica do Alto dos Moinhos

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Professor coordenador da horta: Maria da Conceição Marques