EB nº 2 do Laranjeiro

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o primeiro ano de implementação.

2. Área aproximada da horta (m²)

20 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Queremos implementar a nossa horta de acordo com os princípios da Agricultura Biológica, apelando à participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar. Além do envolvimento dos alunos, este projeto tem como objetivo envolver também os professores, funcionários, pais,comunidade local. Tem ainda como objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Sendo nós uma escola situada num meio de grande concentração urbanística (cidade), este tipo de hortas é quase inexistente. Assim, os nossos alunos não têm consciência das condições de produção e desenvolvimento agrícola. É nosso objetivo alterar esta realidade e relacioná-lo com a alimentação saudável.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: É nosso objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver, nomeadamente a Português, Estudo do Meio, Matemática e Educação Cívica
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 132
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias têm participado com a passagem de conhecimentos e técnicas à escola e também trazendo sementes e plantas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O envolvimento de várias turmas e da Unidade de Multideficiência no Projeto.
A partilha de informação com as famílias.
A vigilância, o cuidado e a preocupação na manutenção dos espaços de cultivo.
O envolvimento dos pais/familiares.
A parceria com a Junta de Freguesia.
A divulgação na Pág. Web da Escola.
A planificação de realizar uma feira com os produtos agrícolas e de introduzir produtos da horta na alimentação (sopa, legumes como acompanhamento...).

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela manutenção de uma das áreas delimitadas e as atividades de manutenção são rotativas e orientadas por cada Docente/Educador.

9. Como é feita a preparação do solo?

Nesta fase inicial misturamos a terra existente com substrato universal, composto por humus, turfas loiras, adubação mineral até 2 mês e fertilização orgânica.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Já temos o compostor e brevemente, teremos uma ação de formação sobre compostagem com a Eng. Deolinda, da divisão do ambiente, da Câmara Municipal de Almada.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nesta fase, temos: alfaces, couves, hortelã, salsa, cebolas, pimenteiros e morangos.

13. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove é aproveitada a água da chuva, com recipientes, depois despejada em regadores. Com o tempo mais quente existe o recurso à água canalizada.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Nesta fase, temos ainda apenas a intenção e planificação de realizar uma feira com os produtos agrícolas e de introduzir produtos da horta na alimentação (sopa, legumes, como acompanhamento, salada de frutos, doce...).

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB nº 2 do Laranjeiro

avatar

Professor coordenador da horta: Manuel Simões