Escola Básica Vale Aveiras

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta está a ser dinamizada desde o início do ano letivo 2015/2016 (setembro de 2015), no entanto já há vários anos que a escola tem a horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

500 m2 aproximadamente.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta teve por base a necessidade de desenvolver atividades de "prática simulada" da disciplina de "Produção Agrícola" do Curso Vocacional do 3º ciclo de Produção Agrícola, Produção animal e Informática e Gestão. Desde modo os alunos têm a possibilidade realizar, na prática, desde a preparação do terreno até à obtenção dos produtos, neste caso de tudo o que se possa implantar/incluir numa horta de caráter biológico.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplina de Produção Agrícola
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 36
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Realizam-se atividades no espaço da horta quando há aulas práticas, 4ª e 5ª de tarde, em três turnos, de 45 minutos. Cada grupo de alunos realiza apenas atividades nas suas parcelas de terreno, isto é, cada uma das turmas tem o seu terreno e esse mesmo terreno está subdividido em pequenas parcelas, com cerca de 16m2, onde cada grupo tem as suas próprias culturas, que escolheram, de acordo com a época do ano.

9. Como é feita a preparação do solo?

Em outubro foram retirados "cepos" de árvores cortadas anteriormente, para um melhor aproveitamento do espaço disponível.
Depois o espaço foi passado com um escarificador, para procurar revolver apenas a camada superficial do terreno e tentar nivelar um pouco todo o espaço (tem um ligeiro declive, no sentido e-w). De seguida, foi colocada, sobre o terreno, já encanteirado, terra negra, tipo “terra vegetal”, de textura mais solta, mais arenosa, que apenas foi espalhada, em jeito de nivelamento dos referidos canteiros, para as diferentes culturas.
Depois, todo o terreno disponível para cultivar, foi dividido em duas parcelas, de dimensões mais ou menos idênticas – uma para a turma do 1º ano e outra para a turma do 2º ano.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com diversos resíduos da horta, intercalando materiais verdes com materiais secos e regando sempre que necessário para controlar a decomposição. Sempre que necessários os materiais iam sendo misturados até à sua completa decomposição.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, alhos, favas, couve portuguesa, cebola, courgette, salsa e coentros.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que necessário, umas vezes na hora da aula prática, feita pelos alunos, e muitas vezes feita pelo Professor da disciplina, à sexta-feira à tarde, por causa do fim de semana.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Lesmas e caracóis na altura da colheita.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Comercialização dos produtos a professores, alunos e funcionários.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Vale Aveiras

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Professor coordenador da horta: Sílvia Andreia Oliveira Correia de Carvalho