Escola EB1/PE do Jardim da Serra

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

15m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

1-Valorização da profissão agrícola:
2-Reconhecimento da importância do trabalho agrícola para a economia local , familiar e global;
3-Divulgação e promoção da agricultura Biológica.
4-Defesa de um ambiente saudável para todos .
5-Combate ao uso de pesticidas nos solos agrícolas, florestais e vias e espaços públicos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto pretende mostrar
à comunididade educativa a qualidade dos produtos produzidos sob o modo de produção biológico. Assumimos também uma componente experimental de demonstração prática em agricultura biológica, como o empalhamento do solo, a utilização de composto na plantação, a plantação das variedades agrícolas sem mobilização de terras, preservação da vida existente no solo que ajudará na boa produção agrícola.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 14
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 60
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

A escola estabeleceu um calendário para os cuidados e plantação da horta. Informamos os pais sobre esse calendário e agendamos os dias que os membros das famílias podem colaborar com a escola nos trabalhos da horta.
as famílias são envolvidas também na recolha e consumo da produção agrícola, quer na realização de refeições na escola, quer na compra dos produtos para consumo familiar.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Algumas famílias reconverteram a sua produção feita no modo tradicional para o modo de produção biológico. Passaram a utilizar os produtos autorizados em agricultura biológica e a produzir composto.
Algumas famílias procuram informação na escola sobre a utilização dos produtos, a aquisição dos mesmos e também sobre os malefícios dos químicos utilizados anteriormente.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As coordenadoras Eco-Escolas em concordância com a direcção e conselho escolar elaboraram mapas com a calendarização e tarefas por turma. Cada turma, incluindo o pré escolar, tem uma assistente operacional que acompanha nos trabalhos da horta além das professoras e educadoras de cada sala. A diretora também colabora.
A junta de freguesia tem sido uma parceria incansável.

9. Como é feita a preparação do solo?

não houve mobilização de trevos.
Primeiro, com a ajuda de um trabalhador ao serviço da junta de freguesia e com a mota roçadeira foram cortadas as ervas e usadas como empalhamento na cobertura do solo. Foi usado ainda para completar o empalhamento, palha de trigo e centeio do ano transacto. O solo ficou todo coberto, não só para preservar a vida do solo, como também para combater as ervas daninhas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor que existe, no lado poente da horta biológica. Utilizamos os seguintes materiais: folhas de árvores e de plantas colhidas aquando da jardinagem ou da limpeza do pátio e do campo polivalente; restos de hortícolas, de legumes; cascas e rama.
Vamos colocando estes produtos alternadamente no solo. Primeiro os castanhos, depois uma pequena camada de terra ou de composto, depois os verdes e assim sucessivamente. sempre que colocamos alguma camada de matéria vegetal no compostor espalhamos sobre ela um pouco de água para facilitar o processo. Quando a fermentação já esta bem encaminhada reviramos o composto, de modo a que os materiais que estão nas extremidades do compostor possamir para o centro, ficando assim a compostagem mais uniforme.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste ano, usamos os cereias - trigo, centeio, cevada - variedades locais.
Na horta, das muitas sementes que semeamos, cultivamos, apenas ,alfaces e beterrabas, pôr razões climatéricas, as chuvas e o frio que vieram em abundância na primavera, danificando algumas culturas iniciais.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido maioritariamente feita pelas chuvas que têm sido abundantes e também por aspersão manual com mangueira com água de um reservatório público.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim de lesmas e caracóis.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Colocamos à volta das plantas camadas de cinza retirada do sistema de Aquecimento a Biomassa.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

- Mercado - vendemos os produtos da horta à comunidade educativa, a preço simbólico, para ajuda na compra das sementes;
- Algumas refeições contêm produtos da horta;
- No final do ano vamos confeccionar um almoço para os alunos e encarregados de educação com os produtos da horta. Neste dia, vamos contar com a colaboração do chefe de cozinha Ives Gautier do Hotel Quinta da Serra.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Jardim da Serra

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Professor coordenador da horta: Rosina Domingos Rebelo Spínola Faria