Escola EB 2,3 de Rates

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

30m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Possibilitar o contacto com a natureza e sensibilizar toda a comunidade escolar para a proteção ambiental, promovendo a reciclagem e a sustentabilidade dos espaços exteriores.
Dinamizar e rentabilizar os espaços exteriores produzindo, segundo os princípios da agricultura biológica, produtos saudáveis e de qualidade fomentando a alimentação saudável na escola.
Experimentar outras formas de ensino e aprendizagem, motivando os alunos e elevando a cognição de forma espontânea.
Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas de diferentes espécies e variedades.
Experimentar diferentes métodos e técnicas agrícolas, culturas e sementeiras, enfatizando as suas vantagens e seus benefícios para a saúde humana.
Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A promoção da proteção ambiental através de métodos e técnicas modernas e atuais de produção de acordo com o modo de produção biológico.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Matemática, Ciências, Geografia e História
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 20
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

6. Como são envolvidas as famílias?

Troca de culturas/plantas/sementes e outros fatores de produção agrícola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aprendizagem na área agrícola a como futuro profissional ou área complementar.
Instalação de hortas biológicas particulares em casa.
Mercados com a produção agrícola junto da comunidade escolar.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As culturas na horta estão organizadas em canteiros, valas e linhas para melhor gestão; as tarefas são rotativas e desenvolvidas em grupos pelos alunos envolvidos; e a manutenção da horta é feita segundo um calendário cultural.

9. Como é feita a preparação do solo?

Mediante a análise prévia do solo, é determinada a quantidade de compostagem/adubo orgânico e corretor de acidez (recomendado em AB) a aplicar em função da cultura a instalar. A sua incorporação ao solo é feita através da mobilização manual ou mecânica do solo recorrendo a enxada e moto-enxada respetivamente.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita a compostagem em pilha na escola e em compostor de plástico gentilmente cedido pela LIPOR. Utilizam-se materiais castanhos (folhas secas, lenha de poda…) e materiais verdes (resíduos urbanos, borras de café, detritos vegetais verdes e relva fresca). Os materiais são recortados em pequenos fragmentos e colocados em camadas iniciando-se pelos castanhos. São controlados a temperatura, a humidade e o arejamento durante o processo de fermentação até obter o composto.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve-penca, couve-coração, morangueiros, alface, mirtilos, framboesa, beterraba, alho francês, curgete, tomate, feijão-verde, brócolos, espinafres, cebolinho, salsa, coentros, erva-cidreira, alfazema, alecrim, caril e limonete.

13. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota a gota nos morangueiros; rega por alagamento.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não. A monitorização é feita através de observação direta e indireta através de armadilhas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Troca regular na escola dos produtos agrícolas obtidos na horta; transformação de produtos agrícolas (compotas, bolos e bolachas).

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Rates

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Paula Campos Costa