Escola EB 1/JI de Sarzedo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde 2014

2. Área aproximada da horta (m²)

Pequenas hortas com um total de 2 m².

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar as crianças para a agricultura biológica, uma vez que na auditoria eram poucos, os alunos, que conheciam a designação e importância desta prática.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O podermos movimentar as hortas e o envolvimento de toda a comunidade.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Transversalidade das disciplinas e áreas de conteúdo.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 71
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a enviar sementes e plantas das suas hortas. Conselhos das pessoas mais experientes (tivemos a visita de um agricultor da localidade). Colaboração das famílias no envio de canas, e casca de pinheiro, para a decoração.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A participação ativa, de todos, na compostagem com o envio de recipientes para recebermos e juntarmos ao compostor; nas sementeiras e na manutenção das hortas e jardins da escola.
Convidámos o hortelão Sr. Mário para vir fazer as sementeiras na nossa horta, apresentação dos instrumentos de trabalho, terra utilizada e suas características, bem como o nome das sementes lançadas à terra.
Os alunos, seus professores e educadores decidiram entregar todo o volume de composto para a horta do Sr. Mário, a fim de ele a poder espalhar pela sua horta, uma vez que no próximo ano letivo mudarmos de espaço, em virtude da requalificação do JI e EB de Sarzedo.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os delegados das turmas são responsáveis, com uma auxiliar, de em cada segunda feira, verificarem a evolução das hortas e os cuidados imediatos que são necessários.

9. Como é feita a preparação do solo?

Na terra posta é utilizado o composto, para fertilizar.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e paus secos, verdes, água, cascas de fruta e legumes, cascas de ovos esmagadas, sacos de chá e borras de café.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, cenouras. espinafres. cebolas, morangos.

13. Como é feita a gestão da rega?

Através do aproveitamento, sempre que possível, das águas pluviais.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Irá ser confecionada uma sopa.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de Sarzedo

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Professor coordenador da horta: Margarida Rego e Anabela Seco