Escola Básica Fernando Caldeira

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O presente projeto visa, principalmente, proporcionar às crianças que pertencem à Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência novos caminhos de interação e conhecimento, de realidades até hoje limitadas e inviáveis para elas. Esta Unidade está sediada na Escola Básica Fernando Caldeira e visa proporcionar experiências de aprendizagens diferenciadas, com o envolvimento da comunidade Escolar, na filosofia de Inclusão, igualdade de oportunidades, oportunidades de desenvolvimento e com a mais-valia do intercâmbio com o Ambiente.
Sendo assim, temos como finalidade a articulação do Ensino Regular com a Educação Especial, permitindo às crianças com multideficiência, que sendo um grupo muito heterogéneo, com dificuldades bastante variadas e possibilidades limitadas, terem assim, com o novo espaço da Estufa da Fernando Caldeira, um local onde se igualem as oportunidades e se esbatam as diferenças. O espaço proporcionará, de uma forma lúdico-pedagógica, o colmatar de dificuldades muito específicas destes alunos, dando-lhes a oportunidade de abordarem novas temáticas e de interagirem com os seus pares do meio escolar.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os aspetos que denotam a originalidade deste projeto é o seu público-alvo, ou seja, alunos abrangidos pelo Decreto-Lei nº 3/2008, que beneficiam de Currículo Específico Individual, matriculados nos 1º,2º e 3º ciclo, incluindo os que frequentam as Unidades de Apoio Especializado e a Unidade Estruturada do Autismo.
Estes alunos apresentam diferentes problemáticas que comprometem, de diferentes formas, as suas aquisições académicas. É de referir ainda que os mesmos são provenientes de diversos meios culturais e socioeconómicos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Biologia, Ciências da natureza, Química e Artes Plásticas.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 12
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: varia de 1 a 5

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas sempre que há atividades abertas ao exterior, como por exemplo, a Feirinha Verde.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O Clube Estufa/Horta tem tido um impacto muito positivo em toda a comunidade Escolar.
Tem havido empenho e colaboração por parte dos professores, da parte do pessoal não docente e dos alunos em protegerem e cuidarem/colaborarem em todas as iniciativas deste Clube.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante o ano letivo, as atividades no “Clube Estufa-Horta” serão às Segundas-feiras das 13h45 às 16h, da responsabilidade da professora Rute Rebelo e Luciano Simões.
Participará ainda, o “Clube Estufa-Horta”, em todas as iniciativas, comemorações e festividades do Eco Escolas, do qual faz parte integrante.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, preparado e melhorado com compostos orgânicos

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Há um compostor perto das instalações referidas que é utilizado para pôr detritos orgânicos que depois são aproveitados como fonte de azoto para as plantações.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves variadas, beterraba, alhos, ervilhas, favas, ervas aromáticas e morangos.

13. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento a rega é feita à mão, com regadores, após a verificação do solo [ aproveitamento da água da chuva].

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, caracóis.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

A monotorização da praga foi feita por observação direta e utilizados remédios caseiros (Ex. Cinza).

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

os mesmos

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda de produtos da Horta na sala dos Professores, venda de plantas e ervas aromáticas variadas na Feirinha Verde, a Hora do Chá e a produção de lembranças e outras utilidades manuais realizadas pelos alunos deste Clube.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Fernando Caldeira

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Professor coordenador da horta: Rute Rebelo