Escola Secundária Vitorino Nemésio

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2012

2. Área aproximada da horta (m²)

área de acesso - 75 m2; área estufa - 42 m2; área ar livre - 2058 m2; área total - 2175 m2; área salvaguardada para o plano de evacuação - 1125 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Aproveitamento do espaço exterior subaproveitado;
Envolvimento da comunidade escolar em praticas agrícolas sustentáveis;
Aumento da biodiversidade envolvente;
Produção de vegetais para consumo pela comunidade escolar;
Melhoramento do valor nutritivo das refeições oferecidas;
Melhoramento do sabor das refeições oferecidas;
Melhoramento da saúde da comunidade escolar;
Aumento do teor da matéria orgânica do solo, tornando-o mais fértil;
Criação de um espaço pedagógico "escola pratica de educação ambiental" que ofereça um modelo de desenvolvimento sustentável;
Certificação de jovens, criando melhores oportunidades de emprego

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Ecologia, agricultura biológica com responsabilidade ambiental nas praticas agrícolas, tais como rotações, adubos verdes, compostagem, cosociações e instalação de sebes vivas entre outros métodos culturais que fomentam melhoria do solo e a biodiversidade envolvente;
Justiça, pela venda no sistema "paga o que pode" com o re-investimento das receitas no próprio projecto;
Saúde,oferta de melhor alimentação à comunidade escolar;
Existência de espaços diversificados, tais como, viveiros, plantio de árvores, jardim para as aves, alimentadores para as árvores, ninhos artificiais, jardim para insetos, abrigos para morcegos e lago artificial, em interação com a bio-horta de acordo com os princípios da agricultura biológica.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas e Matemática. As disciplinas de formação tecnológica do curso de Operadores de Jardinagem.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 14
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

Fornecimento de sementes e plantio;
Empréstimo de maquinaria agrícola;
Doação de inertes, nomeadamente de paletes de madeira e bagacina;
Aquisição de produtos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Melhor saúde física e espitual, seja pelo consumo dos vegetais seja pelo usufruto da nova zona verde, de maior biodiversidade, criada pelo projecto em causa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas disciplinas de formação tecnológica do curso de operadores de jardinagem, faz-se a manutençaõ de todos os trabalhos necessários, repartindo as tarefas em esquema rotativo pelos diversos alunos envolvidos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Usualmente e mairitariamente, à mão, com uso de enxada, por parte dos alunos.
No entanto, para trabalhos de maior envergadura, como a recolha de uma zona de depósito de entulho antiga, que foi entaão descoberta na realização dos tabalhos, foi utilizada maquinaria, cedida voluntáriamente, para limpeza do terreno.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com paletes de madeira, tipo as que se utilizam na estiva, foi construido um cospostor onde é feita a compostagem de todos os materiais entretanto produzidos na comunidade escolar e elegíveis para o efeito.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Varaiadissimas. Aliás a horta é dseginada na escola por horto bio florestal pois as culturas encontram-se misturadas, e com um padrão de distribuição no terreno nada tradicional. Couve portugues, rucula, espinafre, erva ciderira, funcho, morangos, tomate, varaiadades de alface, alho francês, cebola, batata, alho, favas, tremoço, entre outras culturas com capacidade de retenção de azoto e enriquecimento do solo em formato de coassociações e rotação.

13. Como é feita a gestão da rega?

Gota a gota por sistema montado, e manualmente através de garrafões de água previamente enchidos.
http://umpoucomaisdeterra.blogspot.pt/

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, utiliza-se técnicas de recolha e prevenção biológicas, tais como a colocação de copos de com "restos de cerveja" como armadilhas ou "calda de urtiga".

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Os copos com restos de cerveja, recolhida aquando as frequentes touradas de rua na ilha (as garrafas semi-bebidas em cima dos muros são comuns após essas festividades) são colocadas entre as culturas ao nível do solo, ficando as lesmas e outros afins atraídos por estes locais, onde ficam retidos. A "calda de urtiga" pulverizada serve de prevenção da instalação de outras pragas.
http://umpoucomaisdeterra.blogspot.pt/

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

Ainda não, em principio ficará para uma intervenção futura.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Periódicamente é realizada uma feira de produtos, usualmente à quarta feira junto da sala de professores onde existe a possibilidade de aquisição de produtos da BioHorta ou a aquisição de batidos verdes para consumo imediato.
Periódicamente são utilizados produtos da BioHorta na cantina escolar.
Existe também um sistema de entrega / encomenda instalado na comunidade escolar, para saladas semanalmente.
http://umpoucomaisdeterra.blogspot.pt/

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária Vitorino Nemésio

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Professor coordenador da horta: Luís Bettencourt / Augusto Vilela / Vitor Botelho / José Filipe Barata (apenas responsável pelo programa ecoescolas na ESVN)