Escola Básica D. Pedro I (antiga EB 2,3 de Canidelo)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta faz parte do currículo da turma vocacional e das aprendizagens dos alunos da educação especial. No próximo ano letivo esta horta será desativada e vai ser criada uma nova horta noutro espaço.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Com este projeto pretende-se dar resposta à necessidade de currículo alternativo das turmas que lá trabalham. É um espaço que permite a interação dos alunos das 2 turmas e é facilitador da colaboração dos encarregados de educação.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplina de Jardinagem do Ensino Vocacional e turma do ensino especial.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a colaborar de duas formas, através de pedidos de envio de sementes para plantar e realizando uma colaboração efetiva no campo (trabalhando na terra com os alunos).

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As turmas que estão a trabalhar diretamente na horta são : uma turma do ensino vocacional e uma turma da educação especial. Para estes alunos o trabalho na horta é de extrema importância por lhes facilitar a aquisição de competências necessárias para o resto da vida. Os restantes alunos criam hábitos de respeito pela natureza e acompanham o crescimento das plantas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização da manutenção da horta é feita pela docente da disciplina de jardinagem da turma Vocacional, pelo jardineiro da escola e pela docente do Ensino Especial. Contamos com a colaboração de encarregados de educação que voluntariamente se deslocam à escola para ajudarem na manutenção da horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado pelo jardineiro com a colaboração dos alunos, não são utilizados produtos químicos .

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, alfaces, oregãos, couves, salsa, alfazema, amaranto, cidreira, cebolinho e basílico.

13. Como é feita a gestão da rega?

É recolhida água da chuva que é utilizada pelos alunos para rega com regador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são utilizados na confeção de alimentos na disciplina de pastelaria da turma vocacional e na confeção de sopas na turma da educação especial. Alguns produtos serão vendidos no dia da Feira Medieval.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica D. Pedro I (antiga EB 2,3 de Canidelo)

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Professor coordenador da horta: Maria Isabel Tudela