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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

seis anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Devido ao pouco espaço horizontal, achou-se oportuna e original e construção da horta vertical, proposta pelo programa Eco-Escolas. Para além disso, é de muita importância envolver/sensibilizar os nossos alunos/famílias para este tipo de atividades.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O recurso a resíduos fornecidos pelas famílias (garrafas plásticas, embalagens de café, garrafões, cordel, tampas,…) para usar como suporte à atividade; o envolvimento da comunidade educativa (famílias, professores, educadoras, funcionárias – fornecendo plantas/sementes/ fertilizante natural); a verticalidade, poupa espaço, expõe com mais visibilidade as espécies e respetivos nomes e embeleza o espaço escolar.
Alargou-se o projeto também a jardim vertical.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Educação Cívica (Ambiente, Relações interpessoais e Valores)
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 110
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

São envolvidas através de Informações/solicitações escritas ou faladas (folhetos, site da escola, diálogo).

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvidos diretamente mostraram-se muito recetivos, muito entusiasmados em todas as fases, desde a sementeira, ao transplante, rega e registo. Houve algum desânimo quando, por vezes, outros alunos da escola destruíam as plantas ou apanhavam os produtos antes de estarem maduros. Outra situação prejudicial foi o tempo. Choveu demasiado, o que não contribuiu para o desenvolvimento das culturas. Teve de se proceder à recolha dos recipientes para cuidar das espécies que necessitavam, fazendo-se, por vezes a sua substituição. Houve outras turmas que se entusiasmaram e usaram as nossas sementeiras para fazerem as suas hortas, nas salas de aula ou em pequenos canteiros da escola. Com esta atividade também se alertou para as vantagens do consumo de produtos biológicos. Fez-se o lanche saudável, colocando tomate e alface na sandes.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta vertical é cuidada por uma turma de 3.º Ano da escola. Fizeram sementeiras em garrafões de plástico cortador, transplantaram em recipientes (reaproveitados de embalagens plásticas de detergentes). Alguns alunos trouxeram ervas aromáticas, outras compraram-se na feira da flor realizada na escola. À 6.ª feira dois alunos, rotativamente, regam os recipientes. Há também uma pequena horta horizontal organizada por uma turma de 2.º Ano da escola.

9. Como é feita a preparação do solo?

Comprou-se uma saca grande de terra fértil.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas: salsa, coentros, hortelã, louro, tomilho, salvia púrpura, orégão, rosmaninho, alecrim, cebolinho, erva-cidreira e hortelã-pimenta
Hortículas: couve portuguesa, couve roxa, alface, espinafre, tomate, morangos, bróculo, alho francês e beterraba

13. Como é feita a gestão da rega?

À 6.ª feira dois alunos, rotativamente, regam os recipientes.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não houve nenhum ataque de pragas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Realizaram-se registos escritos sobre as atividades, realizaram-se experiências (permeabilidade dos solos, fatores que influenciam a germinação e crescimento das plantas, estudo das partes da planta e suas funçoes, etiquetar plantas, observar as plantas existentes no pátio da escola e distinguir plantas autóctones e exóticas, participaram em exposições, visualizaram-se vídeos e apresentações de sensibilização e informação, realização da feira da flor ...

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB de Lopas

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Oliveira Maurício