Escola Básica Ribeiro de Carvalho

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 7m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Mostrar aos alunos como se cultivam os produtos hortícolas, demonstrar que num pequeno espaço é possível criar uma horta, provar que a horta biológica é possível e até desejável, pela qualidade dos seus produtos, levar os alunos a contatar com as diversas fases do desenvolvimento das plantas,
utilizar os alimentos no refeitório, trabalhar em equipa, realizar experiências de germinação e culinária e responsabilizar os alunos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de termos os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar da horta, de termos na nossa escola uma horta biológica, de alguns produtos da horta estarem destinados à confeção de pratos a servir aos alunos no refeitório da escola. O facto dos nossos alunos, que vivem num meio urbano, rodeados de prédios, contatarem com a " terra" e com as diversas fases de desenvolvimento das plantas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Como se trata de uma escola de 1º Ciclo, a área de Estudo do Meio é a mais explorada.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: Todos os alunos da escola participam rotativamente: cerca de 350
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Cerca de 10

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar no projeto, fornecendo algumas sementes, plantas, utensílios, terra e ainda mão de obra para trabalhar a terra.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A dinamização da horta servirá para que os nossos alunos possam ter um contacto mais próximo com a natureza, desenvolvam a sua sensibilidade pela preservação e percebam a origem dos alimentos.
A nossa horta também permitiu o envolvimento dos pais/ familiares em projetos da escola e ainda o facto de serem os alunos da Unidade de apoio à multideficiência a cuidar deste espaço.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita rotativamente pelos alunos envolvidos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Pelos professores e alunos envolvidos no projeto e por alguns familiares.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos de limpeza da horta, com folhas secas e com restos de vegetais e casca de fruta, palha, borras de café...

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

O objetivo é ter uma horta com alguma diversidade. Assim temos: cebola, alho, batata, alface, couves variadas, brócolos, tomate, ervilhas, favas, morangos, plantas aromáticas como salsa, coentros , hortelã, manjericão, alecrim e funcho.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com mangueira e regador ( rotativamente pelos alunos envolvidos no projeto), com água da chuva ou nos dias de muito calor com a rega automática.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não se verificaram.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de pratos com produtos da horta, aulas de Estudo do Meio ao ar livre, elaboração de cartazes com base em atividades desenvolvidas a partir da horta, confeção de espantalhos para serem colocados na horta e dinamização da Feira Verde.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Ribeiro de Carvalho

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Professor coordenador da horta: Elisabete Robalo Fonseca Lourenço Querido