Escola Básica de Mafra

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Apenas este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 12 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Aprender as técnicas de plantação, conhecer diversas plantas e suas utilizações. Conhecer as técnicas da agricultura biológica.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A participação das turmas dos dois ciclos de ensino da nossa escola;
A partilha de experiências e conhecimentos;
Envolvimento dos alunos com problemas de comportamento e a sua integração no dia a dia da escola;
Trabalho cooperativo.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ética e Cidadania e Ciências Naturais.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: cerca de 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias não tiveram um envolvimento significativo. Apenas ofereceram algumas plantas e terra vegetal.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvidos mostraram uma grande preocupação com a plantação e, sobretudo, com a manutenção e a preservação da nossa horta. Inicialmente tivemos alguns atos de vandalismo, que, felizmente, foram gradualmente desaparecendo devido ao envolvimento dos alunos que trabalharam neste projeto. Creio que a horta já é vista como algo que deve ser preservado.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem 3 parcelas. Cada uma delas foi dividida em 2 partes. Desta forma foi possível envolver equipas de 6 turmas diferentes.

9. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi colocada pela Câmara Municipal. A escola (edifício) e o espaço pertence à CMM, por isso não podemos alterar nada sem a sua autorização. Infelizmente, a Engenheira responsável não cumpriu com as promessas feitas. Demorou muito com a preparação do espaço, a terra colocada era de muito má qualidade (barro quase puro). Depois de muita insistência a horta teve o seu espaço. Misturamos a terra com a terra vegetal, areia e alguns adubos caseiros que preparamos com as cinzas de madeira e estrume.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Algumas hortícolas, aromáticas e medicinais.

13. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos das turmas envolvidas regam com a regularidade necessária.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Foi realizada uma pequena venda de alfaces e couves.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica de Mafra

avatar

Professor coordenador da horta: Natália Olegovna Gontcharova