Centro Educativo de Verdemilho

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde março de 2015.

2. Área aproximada da horta (m²)

Possui 10m2 de área, aproximadamente.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Ter água de poço disponível para rega.
Estarmos a desenvolver um projeto de escola sustentável.
Fazer uma abordagem centrada nos princípios da agricultura biológica.
Permitir a participação ativa dos alunos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal e de atitudes sustentáveis.
Permitir a interdisciplinaridade.
Reutilizar os desperdícios orgânicos dos lanches dos alunos e do refeitório que possam ser utilizados em compostagem.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Reutilização de materiais na cercadura da horta, envolvendo os alunos na sua recolha e separação, bem como na preparação e enchimento com água do poço existente na escola.
Realização de Mulch realizado com tiras de jornal e palha, para permitir o controle das ervas daninhas e manter a humidade do terreno.
Utilização de conceitos matemáticos para a construção dos canteiros.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação para a Cidadania, Estudo do Meio e Matemática
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 133
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 24

6. Como são envolvidas as famílias?

Na participação das reuniões eco escolas onde se definiam objetivos e atividades a realizar.
No fornecimento de plantas.
Cedendo alfaias agrícolas.
Fazendo a manutenção do compostor e enviando restos orgânicos para que sejam lá colocados.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Motivação dos alunos para o consumo de legumes.
Investigação sobre o valor nutricional dos mesmos.
Pesquisa de soluções ecológicas para combater as pragas: construção de um comedouro e um bebedouro para pássaros para os atrair e comerem os invasores.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Seguindo o mesmo esquema da rega, os alunos e professores procedem aos atos de manutenção necessários: tirar ervas daninhas, sachar a terra antes de colocar o mulch.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita retirando as ervas daninhas e restos de plantações, a terra é revolvida manualmente com alfaias agrícolas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de folhas secas, restos de plantações anteriores, cascas de alguma fruta consumida pelos alunos e com restos orgânicos trazidos de casa (cascas de batata, cenoura, folhas de couve ou alface. etc).

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Duas variedades de alfaces, cebolo, brócolos e couve coração.

13. Como é feita a gestão da rega?

Todas as turmas participaram na rega:
1º ano VA e VB - 2ª feira
2º ano VC - 3ª feira
2º ano VD - 4ª feira
3º ano VE - 5ªfeira
3º ano VF - 6ª feira

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, houve ataques de pragas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Pesquisa de soluções ecológicas para combater as pragas: construção de um comedouro e um bebedouro para pássaros para os atrair e comerem os invasores.
Também foram realizados borrifos com água e solução de sabão azul.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: Centro Educativo de Verdemilho

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Professor coordenador da horta: Ana Paula de Jesus Martinho