Escola EB 2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

12m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas de Ciências Naturais.
Interdisciplinaridade
Maior contato com a natureza
Incutir o sentido responsabilidade
Preservação da biodiversidade

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Pomar com variadas espécies e diversas espécies de plantas aromáticas permitindo o estudo e aplicação de técnicas de cultivo e sementeira de plantas e estudo das suas aplicações no dia a dia, bem como dos seus ciclos de vida e outros aspetos da sua biologia.
Viveiro de espécies autóctones - Carvalho negral, carvalho alvarinho e medronheiro.- projeto biodiversidade- REDE de ESCOLAS do FUTURO.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências naturais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 16
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

Troca/partilha de sementes e plantas de espécies aromáticas

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Promover a sustentabilidade de recursos, a agricultura biológica, uma alimentação saudável e sustentável e saudável e por ultimo a preservação da biodiversidade.
Promover nos jovens a importância da preservação do planeta Terra, com pequenas atitudes.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Espaço dividido por 2 ou 3 turmas que trabalham em dias diferentes e procedem à manutenção do espaço.

9. Como é feita a preparação do solo?

Com produto resultante da compostagem caseira e vermicompostagem e técnicas agrícolas pouco evasivas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Do jardim,da horta e dos resíduos orgânicos resultantes da cantina da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espécies aromáticas diversas, e viveiro de espécies autóctones: carvalho negral, carvalho alvarinho e medronheiro.

13. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Naõ

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Mercados de troca, confeção de alimentos e partilha de conhecimentos apreendidos com os alunos do 1,2 e 3 ciclos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Dr. Carlos Pinto Ferreira

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Professor coordenador da horta: CARLA GONÇALVES