Escola EB 2,3 Professor Armando de Lucena

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há sensivelmente 9 meses. Foi criada para desenvolver competências funcionais em alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, nomeadamente alunos com multideficiência e com autismo

2. Área aproximada da horta (m²)

A área deve distar de sensivelmente 10 m².

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A motivação da criação da horta foi criar um espaço acolhedor, verdejante, biológico e saudável na escola.Começou-se por traçar alguns objetivos. O principal objetivo é possibilitar o contacto direto com a terra e diferentes culturas que possibilitam aos alunos ter uma ideia generalizada como é a vida diária no tratamento e cuidados a ter com a horta. Consequencialmente, objetivou-se possibilitar a utilização dos produtos finais para a confeção de pequenos pratos/refeições, quer nas aulas Culinária, quer no bar da escola.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os principais aspetos que demonstram a originalidade deste projeto estão ligados com as experiências diárias que obtemos no dia-a-dia, aquando do tratamento, zelo e manutenção diária da horta e que nos ajudarão a enriquecer os nossos conhecimentos, os quais poderemos utilizar no futuro.
Acrescenta-se ainda a versatilidade e transversalidade do projeto, que permitem através da agricultura biológica fomentar o desenvolvimento dos conteúdos académicos necessários aos anos de escolaridade que os alunos frequentam.
Não menos importante é a promoção da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em ambientes diversos, assim como o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos alunos e de toda a comunidade educativa.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Competências funcionais UEE e UAM
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 11
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram de forma ativa através da partilha de experiências e saberes, bem como contribuem com alguns produtos bolbos, sementes, entre outros.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Este projecto tem tido impacto positivo por parte de toda a comunidade escolar, nomeadamente, os alunos que frequentam a escola comentam de forma muito positiva a organização e dinamização do espaço escolar, elogiam a forma como os alunos envolvidos trabalham no projecto, demonstram vontade de ter um projecto igual e participar, bem como visitam a área da horta com alguma curiosidade e alguns experienciaram em casa a plantação de algumas ervas aromáticas já nascidas na horta vertical.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é partilhada nas diversas tarefas entre Unidade de Apoio à Multideficiência e de Ensino Estruturado. Os orientadores são as professoras que estabelecem atividades em pequenos grupos ou individuais, de a que todos aprendam as diferentes tarefas a executar.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado da seguinte forma: utilizando diversos utensílios de forma a podermos semear ou plantar e posteriormente colocamo-lo em vasos, em garrafões, em alguidares. De seguida, juntamos fertilizante natural (retirado do compostor) para que fertilize melhor, envolvemos tudo… Está pronto.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi construído com paletes de madeira e a compostagem apenas inclui alimentos da cozinha e bar da escola (cascas de legumes e frutas, borra de café, cascas de ovos, entre outros), assim como folhas secas recolhidas no recreio da escola e papel pardo trazido pelos alunos.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas são: alface, salsa, pimento, tomate, couve-portuguesa, fava,ervilha, espinafres, coentros e hortelã-pimenta.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pelos alunos, sendo verificada a sua necessidade e não por periodicidade pré-estabelecida. A água utilizada é recolhida aquando das chuvas, através de recipientes próprios.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

As pragas identificadas foram os caracóis que atacaram a primeira plantação efetuada no solo e na horta vertical, pelo que a área da horta foi novamente plantada utilizando pneus como vasos, por forma a proteger da praga.
As condições climatéricas não foram propícias, durante este ano, ao desenvolvimento das culturas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

Não se aplica.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

No decorrer do ano letivo, foram utilizadas algumas ervas aromáticas na confeção de refeições ligeiras, tais como sandes, omeletes e pizzas.
Os alunos da UAM e da UEE desenvolveram no mês de maio, uma atividade, denominada Maio Biológico, onde foram vendidos produtos em parceria com a Horta Biológica da Malveira, bem como produtos oferecidos por encarregados de educação e outros professores.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Professor Armando de Lucena

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Professor coordenador da horta: Luísa Maria Vicente