NucliSol Jean Piaget

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Horta Pedagógica, foi criada com o intuito de permitir às crianças um contato mais direto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica.
Desta forma, a criança desenvolve as suas capacidades cognitivas e as competências que lhe permitirão, praticar uma cidadania responsável e consciente, não pensando apenas nas consequências dos seus atos ambientais do presente mas no que podemos melhorar para proteger o ambiente no futuro. Sendo uma atividade de caráter ambiental, facilita o cruzamento dos conhecimentos nas várias áreas do saber.
É nesta perspetiva que surge este projeto, idealizado pelo corpo docente e posto em prática pelos alunos das valências de Creche e Pré-escolar, o qual será o início do caminho a percorrer para uma adequada transição para a vida ativa, onde os alunos juntamente com os docentes e não docentes irão explorar, investigar, refletir, discutir e descobrir todo o processo que está subjacente à jardinagem/ horta pedagógica.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A Criação da Horta surgiu com a necessidade de dinamizar os canteiros exteriores à escola, recorrendo ao experimentar de outras formas de ensino e de aprendizagem, envolvendo diretamente todos os alunos. Por outro lado, também proporcionará o desenvolvimento físico e motor, valorizando atividades manuais e promovendo o seu sentido estético.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Valência de Creche e Pré-escolar
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 64
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 64

6. Como são envolvidas as famílias?

Neste projeto as famílias são sempre convidadas a participar, ora diretamente ora indiretamente, de forma a incentivarmos o seu envolvimento na vida escolar do seu educando. Assim, para além de panfletos informativos e campanhas de sensibilização, as familias participam não só na limpeza e manutenção da horta, como também disponibilizam plantas e sementes no momento do cultivo.
Para além disso, são também incentivadas díariamente a participar no nosso Compostor, através da recolha de matéria orgânica em casa.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos demonstra grande interesse em cuidar da horta e em participar na sua organização. Revelam também maior sensibilidade em praticar uma alimentação saudável.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O espaço da horta/canteiros foi dividido por cada grupo/sala de crianças, ficando os mesmos responsáveis pelo seu canteiro. Assim cada grupo de crianças organiza as suas tarefas de acordo com as necessidades apresentadas: limpeza do terreno, plantação, rega, etc.

9. Como é feita a preparação do solo?

As crianças participam na limpeza do solo através da recolha das ervas daninhas e do lixo que poderá estar acumulado no espaço. Posteriormente, participam no cavar da terra com ferramentas próprias e adequadas para o efeito e colocam composto que retiram do nosso compostor. Não são utilizados quaisquer fertilizantes, sendo que os produtos são inteiramente biológicos.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A reciclagem da matéria orgânica, ou seja a compostagem é feita diariamente na nossa escola através da recolha dos restos de comida da nossa cozinha interna e restos de jardim. Temos um compostor de plástico, oferecido pela câmara municipal junto à nossa horta de forma a facilitar todo o envolvimento dos alunos neste projeto.
Assim, para além de reciclarmos esta matéria orgânica estamos em simultaneo a produzir um fertilizante natural que não polui o solo e que servirá para que as plantas da nossa horta e/ou jardim cresçam mais saudáveis. Por outro lado, as famílias também dão o seu contributo, frequentemente, incentivando os seus educandos para esta prática ecológica.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os diferentes espaços da horta estão divididos da seguinte forma:
- Canteiro da Energia- Tomate, alhos, feijão, ervilhas, etc
- Canteiro dos sabores - morangos
- Canteiro dos cheiros - Diferentes Plantas aromáticas (alecrim, hortelã, cidreira, salsa, etc)
- Canteiro da saúde - Diferentes legumes (alface, couve-flor, broculos, penca, pimentos, cenouras, courgete, etc)

13. Como é feita a gestão da rega?

Cada grupo/sala está responsável por regar a horta sempre que necessário, utilizando água que recolhemos da chuva através de bidões que colocamos no jardim.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Na comemoração do dia da mãe, fizemos uma exposição de todos os momentos dedicados à horta, bem como proporcionamos uma visita à mesma. Por outro lado, na Festa da primavera realizada aqui na escola, foram colocados alguns produtos à venda. Por fim, as alfaces foram colhidas e preparada uma salada pelas crianças para consumirem na hora do almoço.

16.2. Anexos

 

Publicado por: NucliSol Jean Piaget

avatar

Professor coordenador da horta: Diana Gonçalves