Escola EB1/PE do Livramento - Monte

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Entre 40 e 50 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A par das atividades desenvolvidas na sala de aula, os alunos puderam, ao longo dos últimos dois anos letivos, usufruir de um conjunto de iniciativas constantes no Plano Eco-escolas, em que se inserem variadas iniciativas de carácter ecológico. De entre elas, destacamos, com especial relevo, a implementação de duas hortas biológicas na escola, assim como de atividades de manutenção e conservação dos jardins envolventes, como forma de mostrar aos alunos a importância da natureza, das plantas, dos animais e da relação entre estes e o ser humano – Bioma.
Estando a Escola do Livramento Monte atualmente inserida num meio urbano, certo é que, em tempos, a área da Freguesia do Monte foi uma importante zona agrícola, em que as pessoas estavam intimamente relacionadas e dependentes da terra como forma de subsistência. Assim sendo, com a criação das nossas hortas biológicas, quisemos voltar a proporcionar aos alunos o contacto com as tradições, com o solo e com o “milagre” de ajudar a crescer plantas, demonstrando-lhes a importância da agricultura, da preservação e valorização do solo.
Por outro lado, as atividades realizadas nas hortas bio e no jardim têm o propósito de mostrar às crianças o ciclo do nascimento, crescimento e reprodução das plantas, no sentido de perceberem e valorizarem os alimentos que usamos na nossa alimentação. Desta forma, os alunos podem acompanhar de perto o crescimento das plantas, chegando mesmo a colherem os produtos da horta para depois os consumirem nas refeições diárias. Trabalhamos assim a Educação Ambiental e a Educação Alimentar em parceria e é-nos gratificante ver o empenho e alegria demonstrados pelos alunos.
Outro dos propósitos da criação das hortas bio foi o aproveitamento e valorização dos espaços envolventes à Escola que estavam desvalorizados, inacessíveis aos alunos e demais adultos e consequentemente mal ajardinados. Pelo que a escola, com o apoio dos pais/ encarregados de educação, da Junta de Freguesia do Monte e da Câmara Municipal do Funchal, conseguiu devolver àqueles espaços a acessibilidade por forma a desenvolver aos alunos o contacto com a terra e as atividades com ela relacionadas.
Por fim, outra das motivações para a construção das hortas bio foi o mostrar às crianças, alunos e demais comunidade escolar (Pais, Professores e Funcionários) os benefícios de uma agricultura biológica, mais amiga do ambiente e respeitadora dos ritmos de crescimento das plantas, por forma a conseguir obter alimentos de grande qualidade nutricional e muito mais saborosos.
Note-se ainda o esforço que a escola tem demonstrado neste sentido, pois se no ano letivo 2014/15 começámos o projeto com um horta; este ano letivo 16/17, dado o sucesso da horta bio, quisemos alargá-la a um outro espaço da escola, tendo assim a EB1/PE do Livramento Monte, atualmente, duas hortas bio.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto na nossa escola passa por envolver tanto as atividades de enriquecimento do currículo, como as atividades curriculares da escola e consequentemente os alunos e professores em tarefas, experiências e atividades ao ar livre, permitindo a horta bio que aqueles alunos e professores possam ter um laboratório de experiências e um observatório real/ natural e externo ao ambiente sala de aula, ao qual estavam circunscritos. A horta bio para além de ser um espaço de trabalho, experimentação é também um espaço de contacto com a natureza, que permite à comunidade escolar acompanhar o ritmo da natureza, às vezes tão difícil de perceber em ambiente citadino.
Por outro lado a originalidade do projeto advém do facto de os alunos, de acordo com o plano de educação alimentar da escola, poderem experiênciar todo o ciclo de vida/produção dos alimentos que contribuem para uma alimentação saudável, compreendendo a importância de uma alimentação equilibrada e do consumo de alimentos biológicos mais saudáveis e com uma pegada ecológica menor.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biblioteca Escolar, Expressão Plástica, turmas curriculares e crianças do ensino Pré-escolar
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 117
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

6. Como são envolvidas as famílias?

A famílias e restante comunidade escolar são envolvidas diretamente a participar na horta bio através de visitas à horta, no sentido da escola divulgar o trabalho feito pelos alunos, mostrando àquelas a importância que a escola dá às temáticas da Preservação do Meio Ambiente, da Educação Ambiental e da Educação para uma cidadania mais responsável e consciente. Além do mais, a participação das famílias passa também pela contribuição e doação de algumas sementes e plântulas para cultivo na horta bio, numa tentativa de os integrar e de participação mais ativa. De vez em quando, os alunos também solicitam aos pais alguns produtos para a compostor da escola, trazendo assim de casa borras de café, cascas de alimentos, cascas de ovos, etc..
Aquando das reuniões de Conselho Eco-escolas, depois de uma visita à horta bio, são sempre solicitadas opiniões e ideias aos pais, alunos e demais participantes, com o intuito de melhorarmos as práticas da horta.
Por fim, o envolvimento das famílias passa ainda pela aquisição de produtos da horta bio, no mercadinho que se realiza, quando há excedentes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os impactos mais visíveis da horta bio na comunidade e alunos da escola têm sido:
- A preocupação com a preservação do meio ambiente;
- O cuidado com uma alimentação mais saudável;
- O conhecimento adquirido, isto é tanto os alunos como a comunidades educativa estão mais conscientes e despertos para a importância destas práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis - criação de uma consciência coletiva e responsável.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Manutenção da horta é feita tanto pelos alunos da escola em colaboração com os professores das disciplinas em cima referidas, como pelos três funcionários também já referidos e que estão mais intimamente relacionados com a horta bio.
Assim sendo, todos os alunos da escola têm por semana uma hora para o projeto Eco-escolas, que está contabilizada em horário da turma dentro das atividades de enriquecimento do currículo. desta maneira, quando há tarefas a serem desenvolvidadas e realizadas no âmbito da horta bio e as condições climatéricas ajudam, os alunos vão à horta com um professor ou mais e os dois dos três funcionários destacados para a ajuda. As tarefas são agendadas e realizadas de acordo com as necessidades da horta e com a faixa etária dos alunos que estão escalados. Os alunos do 3º e 4º anos conseguem ajudar nas tarefas mais pesadas e demoradas, por sua vez os alunos do 1º, 2º e as crianças da pré, realizam tarefas mais leves e menos demoradas.
Todas as semanas, os funcionário e os professores que estão ao cuidado da horta combinam as tarefas que precisam de ser realizadas, no sentido de ter a horta sempre organizada.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita logo após a colheita dos últimos produtos colhidos.
Retiramos os restos de ervas e plantas que não foram colhidos, que servirão para o compostor, depois tem lugar uma cavadela da terra para que possamos integrar nela algum composto que tenhamos e eventualmente um pouco de composto biológico de cavalo que compramos, quando não temos composto orgânico feito na escola, de maneira a enriquecer o solo.
Posto isto, adaptamos o espaço livre ao tipo de sementeira ou plantação que queremos realizar. Note-se que os alunos são sempre envolvidos nestas tarefas, como forma de adquirirem conhecimento e de participarem no processo de produção em modo de agricultura biológica. Aliás para além da colheita é uma das fazes que eles maia adoram... o revolver a terra, o espalhar e juntar o composto e a plantação/sementeira suscita-lhes muita alegria.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Em cada uma das duas hortas biológicas que existe na escola temos um compostor. Um foi-nos oferecido pela Câmara Municipal do Funchal e o outro foi construído com paletes pelos professores, alunos e pais. Neste último, e por ser de maior capacidade colocamos os resíduos orgânicos da horta e do jardim de maiores proporções, pois tem grande capacidade. O outro por ser de plático e ter uma tampa, além de ser mais pequeno, escolhemos os resíduos orgânicos mais pequenos da horta, do jardim e da cozinha da escola.
De entre os materiais que colocamos no compostor estão: Folhas de árvores e plantas da escola, tanto verdes como secas, (note-se que temos um grande carvalho e uma grande figueira na escola que nos proporcionam folhas secas de ótima qualidade para o compostor, para além de outros arbustos e árvores), pequenos ramos, ervas daninhas secas e sem sementes, borras de café, cascas de ovos, cascas dos vários ingredientes legumes e frutas utilizados na cozinha, fezes de animais que alguns alunos pedem aos pais para trazer - galinha, coelho, vaca.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As hortas bio no seu conjunto têm uma área aproximada de 45 metros quadrados, no entanto, apesar da reduzida área, quisemos ter uma grande variedade de árvores, plantas e produtos hortícolas, como forma de mostrar a maior variedade possível de espécimes, de entre os quais destacamos:
Árvores de fruto: figueira, nespereira, bananeiras anã e de prata, araçás, pitangueira, papaieira e diospireiro. Cana de açúcar.
Hortícolas: alfaces de várias espécies, pimentão, favas, couve-flor, brócolos, repolhos, espinafres, acelgas, rúcula, cebola branca e roxa, cenoura, nabos, alho francês, beringela, funcho de bolbo, beterraba, tomates e pimpinelas.
Ervas aromáticas e de chá: alecrim, funcho, poejo, boldo, tomilho, tomilho limão, caninha, orégãos, macela, hortelãde várias qualidades, alfazemas variadas, malva de chá, erva canela, manjericão, salsa e aipo.
Plantas que produzem fruto: fisális, morangueiros, abacaxi, videiras e Kiwi.

13. Como é feita a gestão da rega?

Todos os dias um dos funcionários que estão destacados para colaborar na horta, bem como os professores e alunos visitam as hortas, pois estas estão nas imediações do recreio dos alunos, assim apercebemo-nos das necessidades de rega, pelo que, caso os alunos não possa vir ajudar na rega, esta fica a cargo de um dos funcionários. No entanto, sempre que possível os alunos participam na rega das hortas com a supervisão de um professor e um funcionário.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim. Este ano tivemos o ataque bastante forte de lagartas das couves, bem como a doença do oídio na época do início da primavera.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Depois de detetadas a praga de lagartas da couves e a doença do oídio, tivemos o cuidado de mostrar aos alunos a forma como as plantas eram atacadas e as suas implicações nas plantas e sua produção.
Depois, iniciamos uma recolha/ apanha manual das lagartas das couves, tarefa que os alunos adoraram, pois tinham de procurar as lagartas por debaixo das folhas de couve. Em seguida, colocavamos as lagartas num frasco e estas eram levadas por um funcionário para outro sítio longe da horta, onde eram libertadas vivas.
Já no que diz respeito ao oídio, os alunos perceberam que se tratava de um fungo, que atacou principalmente os tomateiros e as faveiras, pelo que a escola prontificou-se a comprar uma antifúngico biológico à base de cobre, que um funcionário aplicava todas as semanas à sexta-feira à tarde, para evitar a presença dos alunos por perto e a possível inalação ou contacto.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Sempre que há excedentes dos produtos cultivados na horta, fazemos um mercadinho biológico onde pais, professores e funcionários podem comprar esses mesmos produtos.
Além do mais este ano 2015/16, a escola concorreu ao concurso: Uma Escola, Um Jardim, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, na categoria de horta... e acabamos por ganhar o primeiro prémio. Após uma visita dos jurados do concurso à nossa horta bio da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Livramento - Monte

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Professor coordenador da horta: António Pimenta e Rogério Telo