Centro Infantil Coronel Sousa Tavares

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há aproximadamente 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

mais ou menos 50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Ligação das crianças às atividades agricolas do meio local; respeito pelo meio ambiente; vivenciar experiências sensoriais através do contato com os materiais utilizados na horta( ex.: sementes, terra, ferramentas); produzir produtos para confeção na cozinha; reconhecer a flora e a fauna existente nas hortas; reconhecer os diversos produtos e suas fases de crescimento.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A procura de espaços para cultivo, rentabilização dos mesmos, embelezamento do espaço exterior, incutir responsabilidade na execução das tarefas inerentes.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Não aplicável - (todos os colegas colaboram)
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 170
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

Os familiares colaboram com a dádiva de sementes, terra de cultivo e instrumentos

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Atividade em que todos querem participar de forma ativa, atividade que quebra a rotina "imposta" pelo estudo, atividade que proporciona uma preocupação ecológica
Ex.:Colaboram no cultivo, manutenção, colheita e venda dos produtos;
A confeção dos mesmos são degustados e muitos apreciados pela comunidade educativa

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Feita através de um mapa de atividades, onde cada grupo é responsável pelas tarefas designadas

9. Como é feita a preparação do solo?

É feita com terra de cultivo trazida pelos E.E. e utilizando o produto do compostor

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as cascas vindas da cozinha, folhas secas das árvores existente, terra, que são colocados no compostor, de acordo com as regras estabelecidas

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces/couve galega
Favas
Alhos
Espinafres
Coentros/Salsa
Ervas aromáticas
Nabiça

13. Como é feita a gestão da rega?

Através de um mapa de registo,sendo a mesma feita no periodo da manhã ou no final da tarde

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Um coelho

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos
Feira do Ambiente

16.2. Anexos

 

Publicado por: Centro Infantil Coronel Sousa Tavares

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Joana Cabeça Costa Palma Mestre