Associação de Beneficência Luso-Alemã

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

+/- 15m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações que estão na base da criação de hortas na ABLA surgem na sequência da Candidatura a ECOescola, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância da agricultura biológica, envolvê-las e responsabilizá-las pelo seu canteiro e os canteiros comuns.
Observação da natureza em diferentes estados

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Tentámos aproveitar vários espaços da escola para transformar em horta. Um canteiro da Creche, um espaço do Pré-escolar e horta vertical no CATL.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 12
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 267
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 29
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

6. Como são envolvidas as famílias?

Pais/avós que têm pequenas hortas também contribuíram com sementes ou bolbos.
Também na criação de um compostor tivemos a participação ativa de um pai (também membro do concelho Eco-escola) que esteve desde a origem até à concepção final do nosso compostor em colaboração com o nosso jardineiro e carpinteiro.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Crianças que tinham dificuldade de comer verdes, agora pedem.O fato de as crianças estarem envolvidas em todo o processo: escavar, semear, cuidar e colher tem criado nas crianças um impacto extraordinário tornando-as mais atentas para os alimentos que consomem no dia à dia.
Ao vender os produtos biológicos às familias vimos as crianças a pedirem aos pais para comprar para fazer salada, sopa em casa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala vai semanalmente à horta para ver/cuidar/observar do seu canteiro, bem como do canteiro comum.
Para além dessa ação vão tambem diariamente 1 criança de cada sala de pré-escolar (ou seja 6 crianças) vão com a Madalena (auxiliar de educação) responsável pela horta do Pré-escolar, fazer a manutenção da mesma - regar, tirar as ervas daninhas,colher etc

9. Como é feita a preparação do solo?

Segundo o nosso jardineiro Jorge, houve:
- sinpesa/desinfestação do solo;
- Arrejamento e revolvimento do terreno;
- Complemento para mistura (estrume e adubo), agora que temos o compostor há a colocação do humus no solo.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A partir de paletes o compostor artesanal foi elaborado. A nossa cozinha confecciona diáriamente 400 refeições, como tal há muito lixo orgânico que é selecionado e colocado no compostor. As crianças tem ações com as educadoras e jardineiro para irem manusear o compostor/observar as alterações do lixo orgânico em humus para colocação prévia na horta.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas/consociações instaladas são as seguintes:
Creche: couves, tomate, bróculos, alface, agrião da terra, espinafres, morangos e chá principe, oregãos, salsa e coentros, tomilho,aipo e manjericão, abóbora e courgete e pé de frambrosesa
e maracujá.
Pré-escolar: grão, hortelã, feijão verde (que foi iniciado a germinação na sala de aula) e depois transplantado na horta do Pré-escolar, pimentos, tomate cherry, alho, alface,bróculos, nabiças, couves, espinafres e cenouras.

CATL: Ervas aromáticas e plantas

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual, para possibilitar que as crianças participem

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

O controlo:
- Aplicando formulas de efeito sistémico e por ação de contacto. Turex (lagarta),sabão azul e branco (piolho), leite gordo diluído em agua (fungos).

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

A monitorização de pragas e doenças é feito da seguinte modo:
- Pela apreciação das folhas, fruto.
- Crescimento e desenvolvimento de cada cultura;
- Agir de forma preventiva;

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os pequenos de creche ofereceram no dia da mãe um vaso com plantação de morangueiro, provenientes da nossa horta.
- Venda aos pais dos produtos colhidos da horta.
- Confecção nas salas de aula de saladas e sopas dos produtos da horta, visto que a quantidade ainda é pequena.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Associação de Beneficência Luso-Alemã

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Professor coordenador da horta: Carla Maria Soares Monteiro Simões