Escola EB 2,3 D. João de Portel

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

13 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

150 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar os alunos para o consumo de produtos biológicos, tendo como base uma alimentação saudável assim como o consumo de plantas aromáticas em substituição do sal.
Dar apoio aos cursos profissionais e vocacionais da área agrícola motivando e transmitindo conhecimentos sobre a importancia da agricultura biológica.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aproveitamento do espaço da escola para sementeiras e plantações de espécies hortícolas e aromáticas e assim poder fornecer alimentos biológicos à comunidade escolar.
Fomentar o contacto dos alunos com as técnicas agrícolas.
As turmas dos cursos vocacionais e profissionais poderem adquirir mais valias quando forem integrados na vida ativa.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas as disciplinas da área Agrícola lecionadas nos Cursos Vocacionais e Profissionais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 50
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

No fornecimento de sementes e na receção de alguns produtos

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Fornecimento de couves, alfaces e outros produtos que são consumidos no refeitório.
Mostra de culturas da região nas várias fases
Exposição e disponibilização de produtos à comunidade escolar e famílias
Na Festa de Encerramento do Agrupamento estiveram expostas fotografias das atividades desenvolvidas na horta, pelos alunos, e uma venda simbólica de produtos hortícolas colhidos e preparados pelos alunos.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É realizada pelos professores das disciplinas envolvidas, em conformidade com as culturas e com os fatores climatéricos, que planificam as diferentes atividades a desenvolver.

9. Como é feita a preparação do solo?

É feita mecanicamente com recurso a um motocultivador acopolado com charrua ou fresa.
A armação e nivelamento do solo é realizada manualmente, com enchadas e ancinhos, pelos alunos.
É adicionado matéria orgânica proveniente da compostagem.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhagem outonal das inúmeras árvores da escola.
Aparas de cortes de relva, ervas daninhas resultantes das monda e folhas e restos vegetais derivados da limpeza geral do jardim da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, cebola, alho francês, nabiça, courgette, rabanete, ervilhas, tomate, pepino, pimentos, espinafre, batata, favas, feijão e ervas aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

O método de rega utilizado é a rega localizada sendo a sua gestão feita de acordo com as necessidades hídricas de cada cultura.
A rega é realizada às primeiras horas do dia de modo a reduzir a evaporação e aumentar a eficiência do sistema.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda simbólica de produtos na festa de encerramento do agrupamento.
Transformação de produtos colhidos na horta picles, cebolinhas, compotas, marmelada, licores aromatizados com ervas aromáticas.
Participação na Feira do Montado com a mostra dos produtos confeccionados na escola

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 D. João de Portel

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Professor coordenador da horta: Cláudia Antónia Damas da Cruz Cruz