EB1 da Freguesia da Encarnação

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A partir da frequência de uma acção de formação sobre agricultura biológica, surgiu a ideia de criar uma horta para incentivar os alunos a reconhecerem os cuidados a ter com as plantas e a observarem as diferentes fases da vida de uma planta. Outro objetivo é os alunos compreenderem e acompanharem todo o processo de crescimento e maturação dos produtos hortícolas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Fazer um horta com consociação, onde utilizamos as seguintes plantas: espinafre, alface, batata, beterraba, couves, feijão, morango, bróculos, rábano, rabanete e tomate.
Divisão dos canteiros com seixos, identificação das plantas com flores feitas a partir de embalagens de esferovite, construção de um espantalho com material reciclado e enfeites com sacos de plásticos e pedras pintadas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, matemática, português e expressão plástica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 15
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

Na manutenção da horta, em atividades de escola, na compra dos produtos, na entrega de sementes e plantas...

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ficarem a saber da importância de consumir alimentos sem químicos.
Interesse na comunidade em adquiri-los e lamentaram não haver mais quantidade.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Duas vezes por semana um grupo de alunos cuida de cada canteiro.

9. Como é feita a preparação do solo?

Com o auxilio da junta de freguesia e de um avô.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Ao fazer-se a manutenção da horta, arrancam-se ervas e apanham-se folhas velhas, colocam-se no compostor para posterior utilização do adubo da terra.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espinafre, alface, batata, beterraba, couve, feijão, morango, rábano, rabanete e tomate.

13. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam conforme a necessidade.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda individual aos pais;
Feirinha da primavera;
As cenouras e as alfaces servem para o lanche.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB1 da Freguesia da Encarnação

avatar

Professor coordenador da horta: Edite Maria Lucas Vieira da Silva