Instituto de Promoção Social de Bustos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Maior que 10 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A motivação é mostrar uma perspetiva dierente e inovadora da agricultura.

Os objetivos:
- sensibilizar os alunos para uma abordagem à agricultura diferente da prática agricola tradicional.
- praticar técnicas simples da atividade agrícola.
- aplicar em contexto familiar as aprendizagens realizadas na escola.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Uma abordagem de produção agrícola biológica, uma vez que não é prática comum no ambiente familiar dos alunos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Agricultura Biológica, Quinta Pedagógica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 40
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam através da cedência de fatores de produção como sementes e plantas. Contribuem, ainda, com outros materias necessários à atividade agrícola, como sejam cordas e alfaias.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Criação de um espaço diferente no espaço escolar.
- Possibilidade de os alunos reproduzirem na família aprendizagens adquiridas e relacionadas com a produção agricola , segundo os priníipios da agricultura biológica.
- Motivar os alunos para maior inserção na comunidade local, que ainda tem , em muitos casos, suporte económica baseado na agricultura.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos grupos de turma, segundo a dinâmica própria destes grupos, de acordo com as orientações dos professores e obedecendo ao ritmo sazonal da atividade agrícola. Os alunos mais velhos procedem a algumas operações culturais extra espaço aula, nomeadamente regas na estufa.

9. Como é feita a preparação do solo?

É realizada através de :
- cavas e incorporação de matéria verde
- sachas
- armação de canteiros
- e outras operações de mobilização de solo.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

folhas secas do recinto escolar, detritos verdes recolhidos na horta e dos espaços verdes da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Outono/Inverno: couves , alfaces , beterrabas, aromáticas, favas, nabos, ervilha, alho.
Primavera /Verão: couves , alfaces , aromáticas, leguminosas, pimento, tomate, melão.

13. Como é feita a gestão da rega?

Segundo as necessidades hídricas das plantas, as regas são realizadas no tempo de aula e/ou, sempre que necessário, pelos alunos mais velhos e participantes deste projeto.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não. No entanto, sempre que existem atividades no espaço horta, é feita a monitorização por observação direta.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Identificação de aromáticas pelo odor. Parceria com o clube "Chefe mas pouco" que confeciona refeições simples.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Instituto de Promoção Social de Bustos

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Professor coordenador da horta: Isabel Maria da Silva Cruz Pinto