Colégio Arte Mágica

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Que os alunos participem na construção da horta e acompanhem o crescimento dos vários legumes da mesma.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A participação direta de um familiar (avô) e ter um pouco de tudo o que uma horta nos pode proporcinar: ervas aromáticas, couves, feijão, laranjas, flores, favas, batata...
Está instalada em dois locais do colágio por isso é local de passagem obrigatória, todos a podem apreciar.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio, Expressão Plástica, Português
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

-Os alunos comunicam periodicamente todas as novidades da horta aos pais, levam folhetos, desenhos, informações sobre os vários produtos hortícolas da escola.
-Os alimentos são confecionados aos almoços, sendo os próprios alunos a ir buscá-los à horta.
-O avô é o nosso ajudante direto e ensina-nos práticas e rotinas a ter para cuidar da horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aprenderem a origem dos produtos e acompanharem o seu crescimento.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelo avô periodicamente e os alunos acompanham-na sempre. Ocasionalmente são delegadas tarefas aos alunos como a rega, a apanha de ervas daninhas, a colheita dos produtos.

9. Como é feita a preparação do solo?

cavada à mão e estrumada

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

favas, couves, batata, laranja, alface, feijão

13. Como é feita a gestão da rega?

pelos alunos

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

contrução de espantalho, elaboração de etiquetas para os produtos da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: Colégio Arte Mágica

avatar

Professor coordenador da horta: Anabela Nunes Gonçalves Henriques