Colégio D. Duarte

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Vai ser iniciada este ano

2. Área aproximada da horta (m²)

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3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Trazer para os espaços do Colégio a temática da horta, dando continuidade à colaboração e participação, de há 4 anos para cá, numa horta pedagógica estabelecida com o centro Ambiental da Quinta do Covelo.
Fazer com que os espaços exteriores sejam espaços com maior biodiversidade.
Apresentar à comunidade, a partir de um exemplo concreto, a importância da agricultura Biológica.
Incutir nos alunos a possibilidade de, em pouco espaço, conseguirem construir uma horta biológica e praticar a agricultura biológica.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Estar associado a uma horta vertical com materiais reciclados.
Associar a horta a espaços não reaproveitados, muros (redes) do recreio.
Associação de um sistema de rega gota à gota com possibilidade de reaproveitamento de águas da chuva.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: oferta complementar
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

6. Como são envolvidas as famílias?

Inicialmente os Encarregados de Educação foram informados, via Diretor de turma, do projeto e foi pedida, regularmente e sempre que necessário, a colaboração para contribuírem com materiais necessários à construção da Horta.
Apresentação constante do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.
ao longo do ano alteramos o posicionamento da horta de forma a que esta estivesse mais acessível à comunidade, respeitando os objetivos iniciais.
Aquando da colheita dos produtos, alguns foram distribuídos pelos alunos para que estes levassem para casa para que os Encarregados de Educação vissem resultados do projeto em que participaram, juntamente com os seus filhos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Incutir nos alunos a responsabilidade de tratar da horta, desde o início do processo.
Também foram eles os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas, enquanto o sistema gota à gota não estava construído.
São os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental onde preparamos os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas.
Desenvolver nos alunos competências de pesquisa e tratamento de conteúdos, aquando da realização de de bates de reflexão sobre os benefícios da agricultura biológica, da horta vertical e das espécies que poderíamos cultivar.
Possibilitar a utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos, inclusivamente a participação no concurso eco-cozinheiros.
Construção de um sistema gota à gota, incutindo nos alunos princípios de poupança de água.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são distribuídas pelos alunos que foram executando as sementeiras e construção da horta.
Equipas responsáveis por diferentes tarefas responsáveis pela manutenção:
- retirar ervas daninhas;
- rega (enquanto o sistema de rega não estava montado);
- deslocação dos materiais para locais mais viáveis, para que o sistema de rega funcionasse.
- retirar os produtos biológicos já prontos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Em colaboração com a horta pedagógica que os alunos frequentam, no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo, todos os materiais utilizados no solo foram preparados pelos alunos na estufa da quinta.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Em colaboração com a o Centro Ambiental da Quinta do Covelo desenvolvemos um projeto de vermicompostagem. Aqui os alunos alimentavam as nias semanalmente, com borra de café que levavam de casa, e o composto produzido foi sendo aproveitado para a composição do solo.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiro, batateira, hipericão, hortelã, salsa, alface, couve, alfazema, erva cidreira, oregãos, aipo, alho francês, cebolinho, camomila, salva ananás, calêndula, coentros.

13. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota à gota, com um dispositivo associado á recolha das águas da chuva.
A instalação deste sistema só foi possível quando a horta já estava mais completa, após o terceiro período. Assim, a rega inicial foi feita pelos alunos com mangueira vaso a vaso.
No terceiro período já conseguimos levar a cabo a rega gota à gota.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Nias, associadas à vermicompostagem.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos. Os produtos obtidos na horta vertical, assim como os produzidos na talhão trabalhado pelos alunos do Colégio no Centro Ambiental da Quinta do Covelo, foram sendo utilizados na cozinha do Colégio.
Os alunos levaram para casa algumas amostras dos mesmos.
Não foi possível realizar uma feira ou refeições completas visto a quantidade produzida de cada produto, em cada momento de colheita, ser reduzida.
Apesar disso, também tivemos a oportunidade de levar alguns exemplares de produtos para o concurso regional dos Eco cozinheiros, em Lamego.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Colégio D. Duarte

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Professor coordenador da horta: Elisabete Carla Brandão dos Santos