EB 2,3 Diogo Cão

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Área útil para cultivo, aproximadamente 30-40 m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O principal motivo para a criação da horta terá estado no facto de, nos últimos anos, terem existido Cursos de Formação de Adultos (cursos EFA) vocacionados para a área da Horticultura e jardinagem. No presente ano letivo (no qual sou iniciante no projeto Eco-Escolas e colocado de novo na escola) a dinamização e utilização da horta ganhou um novo alento, uma vez que se verificou uma saudável articulação entre o Projeto Eco-Escola e o Curso EFA (Jardizagem).

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto baseia-se no facto de ser um projeto auto-suficiente, ou seja, dispõe de várias infraestruturas que o tornam independente de ajudas externas, tais como: estufa; sistema de rega gota a gota com temporizador, compostor ...

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português, Educação Tecnológica, Ciências Naturais, Jardinagem.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 20-30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Vários

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são motivadas a participar através de artigos que lhe são solicitados para a manutenção da horta, nomeadamente sementes e recipientes para sementeiras.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O principal impacto nos alunos é a verificação de que a ida à horta constitui sempre uma fonte de enorme motivação para eles consolidarem os conteúdos aprendidos nas disciplinas.
Para a comunidade, reflete-se principalmente no uso dos artigos da horta na confeção das refeições escolares. Esporadicamente também são oferecidos à comunidade alguns produtos da horta, principalmente hortícolas para reposição e ervas aromáticas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Enquanto durou o curso de jardinagem, a horta era essencialmente, organizada e mantida através da sua ação, com algumas participações nas tarefas de maior relevo.No presente momento, a horta é mantida pelo coordenador Eco-Escolas e por alguns alunos, em colaboração com dois assistentes operacionais.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita através dos compostos orgânicos resultantes do compostor e por substratos vegetais.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os desperdícios resultantes da cantina, com borras de café provenientes do bar, com saquetas de chá trazidas pelos alunos e também do bar e com folhagem recolhida na escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

No presente momento a horta está semeada com cebolas, alhos, couve, feijão, espinafres, favas ervilhas e tomates. Tem também morangueiros que já se encontram a produzir. Possui um cano de aromáticas com: salsa, coentros, tomilho, alecrim e hortelã. Tem ainda algumas roseiras.

13. Como é feita a gestão da rega?

Tendo em conta as condições climatéricas do presente ano letivo, neste momento a gestão da rega é automática, com rega gota a gota de duas horas diárias. Nos dias de maior calor, a rega é compensada com outras regas de mangueira.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não temos conhecimento.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2,3 Diogo Cão

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Professor coordenador da horta: Manuel José Vilares