Escola Básica das Freguesias da Igreja Nova e Cheleiros

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 2º ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

Menos de 30 m².

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Verificou-se, através da monitorização feita junto dos alunos, o desconhecimento do que é, e as vantagens, da agricultura biológica e do ciclo de vida das plantas, bem como sobre a diversidade de sementes e formas de reprodução das plantas, pelo que foram propostos os seguintes objetivos:
•Promover a aplicação de conceitos de agricultura biológica no cultivo dos produtos na horta da escola;
• Promover a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar;
• Possibilitar aos alunos o contacto direto com o ciclo de vida de diferentes plantas, semeando, plantando, produtos hortícolas e também árvores de fruto;
• Promover a interação geracional (avós, pais e netos) na implementação e manutenção da horta escolar biológica, passando saberes de geração para geração.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Trazer para a escola uma geração que pode passar conhecimentos relativos à produção de alimentos e de formas amigas do ambiente para os produzir.
Proporcionar às crianças uma experiência de contacto direto com a natureza e o ciclo de vida das plantas, promovendo e sensibilizando para a utilização de meios não químicos na produção de alimentos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio (1º ciclo) e Conhecimento do Mundo (pré-escolar).
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 120
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

Na recolha e envio, através dos alunos, de diferentes tipos de sementes e plantas;
Em atividades de sala de aula para sensibilizar os alunos para as vantagens da agricultura biológica;
Na preparação da horta (revolver a terra, trazer matéria orgânica e misturá-la na terra).

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Dado o número de crianças envolvidas e as proporções da horta o impacto será apenas nos alunos envolvidos, apesar de todos os alunos trabalharem em sala de aula o conceito "agricultura biológica" e os seus benefícios para a saúde e para o ambiente, informação que, necessariamente será veiculada pelas crianças junto das famílias.
Como já referido o principal objetivo é de carácter pedagógico e refere-se a proporcionar às crianças uma experiência de contacto direto com a natureza e o ciclo de vida das plantas, promovendo e sensibilizando para a utilização de meios não químicos na produção de alimentos, através da realização de sementeiras, construção de compostores e manutenção da horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo de crianças tem o seu espaço e faz as sementeiras e plantações no mesmo, ficando encarregue da sua manutenção.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a participação de familiares dos alunos, revolvendo a terra e misturando matéria orgânica (estrume de cavalo, recolhido junto de um espaço da comunidade que o doou).

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Numa sala de atividades foi criado um compostor.
Mais tarde iremos também aproveitar das sobras das refeições do refeitório, que atualmente são recolhidas e transportadas pela Câmara para compostagem.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas diversos e ervas de cheiro.

13. Como é feita a gestão da rega?

Manualmente pelos alunos, automática nas interrupções letivas.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Pretende-se confecionar uma salada e/ou uma sopa e/ou sandes com os produtos que se venham a produzir.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica das Freguesias da Igreja Nova e Cheleiros

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Professor coordenador da horta: Patrícia Alexandra Quintino Ratão