EB1 com JI da Benedita

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta tem sido trabalhada todos os anos mas este é o primeiro ano em que nos candidatamos ao projeto das "Hortas Bio". Considerámos que reuníamos condições para fazer um bom trabalho e articulado com a comunidade.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

As parcerias criadas para o desenvolvimento do projeto desde a sua génese: nova terra (Câmara Municipal), paletes (empresas e comércio locais); tintas (empresa local); plantas e sementes (Medidas de acompanhamento da fruta escolar).
Cada talhão da horta foi cultivado por uma turma e as paletes da cerca foram preparadas e pintadas pelos alunos do 2ºciclo, no âmbito das suas tutorias e pelos do Centro Escolar, com a ajuda de alguns pais.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 22
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Oferta complementar
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 360
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 17
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Indefinido

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar na preparação do talhão, no seu cultivo, assim como na aquisição das hortícolas colhidas. Também contribuíram com terra e flores.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Paralelamente ao cultivo da horta os alunos fizeram investigação sobre o produto a cultivar, assim como, a melhor altura para o fazer. Os produtos foram postos à disposição da comunidade para consumo em casa (em particular dos alunos que cultivaram).
Os desenvolvimentos na horta foram sendo publicados no facebook e a comunidade, para além de ir contribuindo à medida que as necessidades surgiam, ia também acompanhando, comentando e incentivando.
A título de exemplo:
https://www.facebook.com/lilianasousaacb/media_set?set=a.10201946862910832.1073741945.1762516471&type=3

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No âmbito da hora semanal de oferta complementar as turmas foram convidadas a vir à horta e, depois de cultivá-la, mantê-la. Também as funcionárias foram motivadas para a sua manutenção.
As tarefas foram distribuídas pela Coordenadora de estabelecimento e todos estiveram envolvidos no sucesso do projeto.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta estava muito pobre e foi solicitado à Câmara terra mais fértil. O solo foi arranjado por um funcionário e com ajuda de um professor e dos alunos.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor existente é pequeno para a dimensão da horta, pelo que, com recurso a 3 paletes grandes oferecidas por uma empresa local, foi construído um maior. O objetivo foi colocar no seu interiores a relva aparada, os restos da fruta escolar e as cascas oriundas da cozinha.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foi cultivada a horta horizontal, já existente, com produto hortícolas sazonais (um diferente por turma).
Com recurso a paletes foi ainda criada uma horta vertical em forma de cerca da horta horizontal com flores.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi feita com regadores pequenos e com uma mangueira única.
Foi um ano muito chuvoso, portanto a rega só foi necessária nas últimas semanas e será agora, até se extrairem todos os produtos.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Apenas alguns insetos.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

A monitorização foi feita em vários domínios: condições climatéricas favoráveis; resultado das germinações e altura certa para mudar para a terra; perceber o que nasceu e acompanhar a necessidade de água e ou fertilizante, entre outras.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos foram vendidos aos pais e com a verba compraram-se as flores para as paletes.
Os alunos assumiram a responsabilidade da rega nos intervalos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB1 com JI da Benedita

avatar

Professor coordenador da horta: Liliana Batista de Sousa