Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

dois anos

2. Área aproximada da horta (m²)

menos de 60 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

reduzido conhecimento das práticas agrícolas biológicas

Objetivos:
Cativar os alunos para a agricultura biológica
Criar na escola uma área verde produtiva pela qual os alunos se sintam responsáveis
Reconhecer a importância da compostagem para utilização do composto obtido na horta

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Reutilizar pneus velhos
Usar um espaço central do jardim da escola , visível e atrativo à atenção dos alunos.
Os alunos de educação especial pintaram os pneus na horta tornando-a mais visível e cuidada

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciencias Naturais, Fisico Quimica A, Biologia e Geologia, Biologia, Educação Especial
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 160
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Os alunos envolvem os familiares nomeadamente na obtenção de plantas para a plantação na horta

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvem-se nas expetativas do crescimento das plantas de que são responsáveis
Os alunos envolvem-se nos cuidados de manutenção da horta (regar, mondar, plantar,...)
Os alunos de Educação Especial utilizaram este espaço de forma a desenvolverem competências práticas adequadas
Os alunos do Curso profissional de cozinha utilizaram recursos obtidos na horta e participaram assiduamente na deposição de resíduos orgânicos da cozinha no compostor
Em ocasiões especiais alunos do 1º Ciclo visitaram e desenvolveram atividades letivas sobre a horta biológica

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É elaborada uma escala de tarefas de manutenção da horta

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é colocado nos pneus impermeabilizados com uma tela de plástico e misturado com composto orgânico biológico
Noutras zonas a plantação é feita diretamente no solo que para isso foi preparado

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostagem com restos orgânicos de cozinha, borras de café do bar, relva cortada do jardim e folhas secas

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Flores
Aromáticas
Alface
Morangueiros
Beringela
Tomate
Couve
Feijoeiros

13. Como é feita a gestão da rega?

Este ano letivo a rega é feita a partir de um ponto de água que foi instalado próximo do local

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

sim, caracóis e lesmas

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

observação direta e colocação de cinzas

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

confeção de alimentos no curso de cozinha e pelos alunos da Educação Especial

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes

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Professor coordenador da horta: Fátima Seabra